Há 76 anos – Nazi/fascismo, nunca mais!? (Texto atualizado)

Na década de 30 do século passado a crise económica e o desemprego foram o caldo de cultura de regimes autoritários, homens providenciais e povos submissos, a germinarem no pântano da xenofobia onde desaguaram esgotos nacionalistas e pulsões belicistas.

O nazismo e o fascismo foram populares. Hitler chegou ao poder pela via eleitoral. A demagogia e o populismo submergiram as vozes sensatas, em toda a Europa. A própria família real inglesa, de origem alemã e germanófila, apenas foi constrangida à discrição. Em Portugal, Itália, Áustria, Polónia, Croácia, etc., etc., eram muitos os que exultavam com a expansão alemã, enquanto a demência antissemita cremava 6 milhões de judeus.

A Alemanha, ignorando o tratado de Versalhes, como os EUA a ONU, na presidência de Trump, começou uma guerra de expansão com fortes apoios nos países ocupados. Só a Espanha, vítima da barbárie do genocida Franco, chorava em silêncio, num ambiente de medo, luto e silêncio, 1 milhão de mortos, desaparecidos e refugiados.

O nazi/fascismo espalhou o conflito pela África e Ásia. Na Europa não foram os povos que o derrotaram, apesar da resistência heroica clandestina, foram os EUA e a URSS que vieram esmagar a besta nazi.

Há 76 anos terminou a 2ª Guerra Mundial na Europa. O exército alemão rendeu-se em Paris no dia 7 e, por exigência de Estaline, que conquistou Berlim, no final do dia 8 (9 em Moscovo, data que passou a ser comemorada na URSS e se mantém na Rússia).

Dez dias antes, em Itália, Mussolini fora julgado sumariamente e fuzilado com a sua amante, Claretta Petacci. Dois dias depois, Hitler suicidou-se com um tiro na cabeça e a sua mulher, Eva Braun, com a ingestão de uma cápsula de cianeto.

Sob as ruínas da tragédia, a Europa esconjurou os demónios do nazi/fascismo, lambeu as feridas, preservou a paz e procurou a justiça social.

No Dia da Vitória, hoje, 8 de maio de 2021, 76 anos depois, vemos amargamente como é curta a memória dos povos. Esta é a razão acrescida para celebrarmos a data oficial da rendição aos Aliados.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides