A reforma das Forças Armadas (FA) e a emersão da múmia Cavaco Silva

Tenho dúvidas sobre a bondade da reforma que o PS e o PSD acordaram aprovar, dada a tradicional inaptidão do PS para lidar com as FA e a desconfiança que nutro pelo PSD, mas, independentemente da decisão, apraz-me registar o desprezo que o PSD nutre pelo seu antigo líder e feliz contemplado com a vivenda Gaivota Azul, na Praia da Coelha.

Cavaco Silva, um salazarista que deve tudo à democracia e que tão pouco lhe deu, não é figura simpática. É um ativo tóxico, alguém que se tornou patinho feio, até no PSD, ao serviço do qual se propôs sacrificar a CRP para perpetuar Passos Coelho no poder, ao arrepio da vontade da AR.

Há neste homem azedo, nesta figura que os acasos da sorte içaram aos mais altos cargos do Estado, um ódio visceral a tudo o que se afasta da sua matriz conservadora, e a todos os que se colocam à sua esquerda. Não tem adversários, só vê inimigos. Nunca foi um estadista, foi sempre um chefe de fação, sectário, vingativo e videirinho, no Estado e na vida privada. É o único ex-PR civil que terminou a vida política abandonado, sem cargo internacional, isolado, a escrever Roteiros que ninguém lê e a destilar fel que já nem os apaniguados suportam.

A reforma das Forças Armadas foi o pretexto para uma vingança, contra o PS e o líder do seu partido, não porque discordasse da submissão à Nato, porque quis fingir-se vivo, a combater o PS e a demolir o líder do PSD, onde preferia o venal Passos Coelho, mais próximo da sua estatura ética e intelectual, do que de Rui Rio, sem mácula reputacional.

Querendo atacar António Costa e condicionar Rui Rio, esquecido das últimas vezes em que foi notícia, pela deselegância em não cumprimentar o PR na cerimónia de posse do segundo mandato e na ausência previsível à celebração do 25 de Abril na AR, ressurgiu no espaço mediático a considerar "chocante" e "um erro grave" o PSD aprovar reforma das Forças Armadas, proposta pelo Governo.

Não contava com o desprezo generalizado do espetro partidário, com exceção do PSD, e este para o zurzir através do seu coordenador para a defesa nacional, Ângelo Correia, um seu antigo ministro com pensamento e negócios próprios.

Ângelo Correia pediu mesmo ao antigo PR e PM, que "não fale" por ser "uma pessoa que desta área não sabe nada”, e aconselhou-o a fazer um pequeno esforço para se ajudar a si próprio, que é estar calado quando não sabe do que está a falar. E insistiu, na TVI, que, “neste caso não tem qualquer sentido tático nem técnico nem político, são palavras de uma pessoa que desta área não sabe nada”.

Haverá quem pense que é um sábio noutras áreas, mas, quando o seu próprio partido o manda calar, é porque pretende pôr uma rolha no frasco de veneno.

Triste fim!

Comentários

Monteiro disse…
Por estas bandas da Internet já li que o apelidou de eucalipto seco.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides