A morte de Mikhail Gorbatchov – 30-08-2022

Aos 91 anos, faleceu ontem o último presidente da URSS numa altura em que o império soviético implodia e os desejos separatistas de várias Repúblicas ousavam manifestar-se e desafiar Moscovo.

Gorbatchov abdicou da repressão que mantinha a unidade do Estado e permitiu, a várias Repúblicas, a independência; e ao Mundo, a paz.

Retirou as tropas que ocupavam o Afeganistão, encetou um diálogo com os EUA e deu início a reformas que aumentavam a transparência do Estado, a liberdade de expressão e da imprensa com que pretendia obter as necessárias transformações económicas.

Depois da tragédia de Chernobil, com o mundo suspenso do desastre nuclear que podia acontecer com a queda do Império soviético, deve-se a Mikhail Gorbatchov a transição pacífica de um modelo que se esgotara e a queda dos muros que a URSS tinha erguido.

Não previu esta grande personalidade do século XX que o socialismo em liberdade com que sonhou não seria construído. Falhou na confiança que depositou nos EUA, Europa e na própria Rússia. Não pensou que seriam traídas as promessas de não semearem ogivas nucleares na fronteira da sua amada Rússia quando dissolveu o Pacto de Varsóvia.

Morreu uma grande personalidade. O mundo deve-lhe muito e poucos lhe agradeceram.

Com outro, a tragédia que ora tememos podia então ter acontecido.

O capitalismo não agradeceu, aproveitou para se tornar mais insensível e agravar as desigualdades.


Comentários


Depositar confiança em quem nos propõe uma situação que nos interessa, é normal, entre gente séria.
Quando o vigarista utiliza em proveito próprio a boa vontade do interlocutor, isso é crime.
Chama-se abuso de confiança, e dá cadeia, pena quase equivalente â do roubo !
Abusaram da confiança do grande Gorbatchov !!!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides