Não gostaria de ser Papa

Se fosse Papa não teria sabido o que era amar sem temor e não teria, no ocaso da vida, a companheira para continuar a partilhar os dias e noites que nos trouxeram filhos e netos.

Se fosse Papa não teria a reforma que já gozei, e teria de me sujeitar à coreografia que a teocracia me impusesse.

Apesar de saber que não há outra vida além da que me coube, ainda em curso, teria de obedecer aos rituais da liturgia e ao guião da promoção de uma assoalhada para cada crente, no Paraíso, um condomínio sem endereço nem registo na Conservatória.

E, se acaso acreditasse na pregação, teria de aturar representantes de Estados laicos com comportamentos desviantes. Podia encontrar desmiolados que me abanassem à chegada, sem medirem os riscos de um corpo frágil a ser agitado como se fosse um xarope da fé e devesse ser agitado antes de usado.

Se fosse Papa, já se percebeu que jamais seria, teria de promover como substância ativa o placebo para o medo da morte e angústia que a fragilidade humana semeia, reunindo o maior número possível de eventuais clientes.

Se fosse Papa, havia de faltar-me a paciência quando procurasse estimular a fé na minha Igreja e tivesse parasitas à volta a promoverem a sua imagem. Não aceitaria que alguém se colasse para passar de edil a PM ou para se mostrar em todos os noticiários do país que algum tosco exibicionista julgasse, em delírio místico, ser protetorado do Vaticano.

Agradar-me-ia ser veículo publicitário da Universidade da minha multinacional, sabê-la isenta de impostos, mas não gostaria de que me capturassem para as exibições pessoais enquanto tratasse dos negócios junto das multidões convocadas para a fé.

Enfim, não gostaria de ser Papa.

Comentários

Plácido disse…
"Podia encontrar desmiolados que me abanassem à chegada, sem medirem os riscos de um corpo frágil a ser agitado como se fosse um xarope da fé e devesse ser agitado antes de usado."

Parabéns, essa vale por todo o resto. Cá em casa ainda estamos deliciados.
Plácido disse…
As minhas deculpas por ter repetido o comentário

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides