Associação 25 de Abril --- Abraço de Abril ao Carlos Contreiras
Caros associados
É com enorme pesar que vos comunicamos o falecimento do nosso Sócio, Capitão de Abril, Capitão de Mar e Guerra Carlos Almada Contreiras.
Pioneiro no estabelecimento de ligações entre os oficiais da Marinha organizados politicamente na oposição à ditadura de Salazar e Caetano e o Movimento dos Capitães gerado no seio do Exército, Carlos Contreiras viria a desempenhar relevante papel na colaboração que, no seio do Movimento das Forças Armadas, os marinheiros promoveram com os seus camaradas do Exército e também, ainda que em menor escala, com os da Força Aérea.
Contribuindo assim para que a Operação Viragem Histórica fosse uma acção onde se empenharam - com intensidades diferentes, é certo, mas todos com muita importância - militares dos três Ramos das Forças Armadas.
Ao Carlos Contreiras devemos, além da sua colaboração na elaboração do Programa do MFA, a ligação com os homens da Comunicação Social, que colaboraram na difusão rádio da senha principal e definitiva da referida Operação.
Deve-se-lhe igualmente o controlo das comunicações da Marinha, onde as ligações à NATO e principalmente a Espanha se revelariam muito importantes no decorrer das Operações.
Membro da Comissão Coordenadora do Programa do MFA, do Conselho de Estado, do Conselho dos 20, do Conselho da Revolução e do S.D.C.I., Almada Contreiras desempenharia intenso e muito importante papel no pós 25 de Abril, contribuindo decisivamente para a acção do MFA, na criação e consolidação de um Estado Democrático em Portugal.
Casado com uma cidadã espanhola, Carlos Contreiras viria a desempenhar um papel fundamental na ligação dos Capitães de Abril a Oficiais do país vizinho que viriam a formar a UMD, determinante no fim do regime da ditadura franquista.
Ligação que continuaria a desempenhar com esses Oficiais que, após a abertura democrática, se envolveriam na fundação da FMD, instituição que, com profundo empenhamento deste nosso camarada de Abril, estabeleceu e mantém estreitos e cordiais laços com a Associação 25 de Abril
Mais tarde, depois do regresso a quartéis do MFA, cumpridos que estavam todos os compromissos assumidos para com o povo português, o Carlos Almada Contreiras desenvolveria uma intensa acção cívica, nomeadamente através da colaboração com o poder autárquico e com o Estado de Moçambique.
Eternamente apaixonado pelo 25 de Abril, o Carlos Contreiras envolver-se-ia na coordenação e edição de vários livros sobre a História do processo da Revolução dos Cravos, dirigindo a colecção "Memórias de Guerra e Revolução", de que se destacam "Operação Viragem Histórica - 25 de Abril de 1974" e "A Noite que Mudou a Revolução de Abril - A Assembleia Militar de 11 de Março de 1975".
Estávamos trabalhando na actualização do primeiro destes livros, com a inclusão de alguns relatórios, entretanto obtidos, visando a sua distribuição pelas bibliotecas escolares. Aqui fica o compromisso de levar a cabo esta tarefa, também como homenagem ao Capitão de Abril, que agora partiu.
Partiu, de forma totalmente inesperada, deixa-nos a todos bastante mais pobres.
Aos seus camaradas de Abril, a Portugal e aos seus familiares.
A todos, nomeadamente às suas três filhas, ao seu neto, aos seus irmãos, mas também aos seus sobrinhos, as nossas mais profundas e sentidas condolências e a nossa total solidariedade.
A ti, caro Amigo Carlos, um Até Sempre, com um enorme abraço Amigo e de Abril.
Vasco Lourenço
Comentários