Mensagens populares deste blogue
Divagando sobre barretes e 'experiências'…
Por
e-pá!
-
Um dos homens que em Portugal sabe desta ‘poda’ (financeira), isto é, das suas ' maningâncias ' assente num saber camoniano (de 'experiência feito') é João Rendeiro (de sua graça) que resolveu produzir sobre o ‘caso GES/BES’, em desenvolvimento, algumas afirmações deveras preocupantes. Trata-se de um expert que sendo, neste momento, um dos principais arguidos no processo BPP ostenta publicamente o ‘ savoire faire ’ relativo a estas coisas e é tido pelos ‘ mercados ’ como um analista qualificado (que terá apreendido com o ‘desastre BPP’). Este ex-banqueiro (actualmente está inibido de exercer essa ‘profissão’) que virou comentador económico-financeiro na blogosfera ( link ; link ) admite que o impacto na economia gerado pela ‘crise GES/BES e associados’ poderá ser quantificado numa queda do PIB que atingirá 7,6% link . Até aqui as preocupações políticas (do Governo e dos partidos) têm-se centrado sobre quem vai pagar a falência do Grupo (BES incluído) e as c...
26 de agosto – efemérides
Por
Carlos Esperança
-
1789 – A Assembleia Constituinte francesa aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. (Fizeram mais os deputados franceses num só dia do que todos os clérigos desde que o deus de cada um deles criou o Mundo). 1931 – Tentativa de golpe de Estado em Portugal contra a ditadura. (Há azares que se pagam durante duas gerações. Este levou quase 43 anos a reparar). 2004 – O Supremo Tribunal do Chile retirou a imunidade ao antigo ditador Augusto Pinochet. (Vale mais tarde do que nunca).
Comentários
Temos todos o hábito de jogar pedras sobre os políticos. Em 80% dos casos com razão, mas muitas vezes as generalizações acabam por apanhar gente competente, capaz e impoluta que faz política apenas porque gosta.
Esquecemo-nos vezes e vezes sem conta é que tal como em todas as actividades público-profissionais, na magistratura também há corrupção e incompet~encia. Sou advogado e julgo que não sou mau, pelo menos o número e o tipo de clientes que tenho falam por si.
Vi e vejo todos os dias nas sentenças coisas inexplicáveis, incompreensiveis.
Já alguém parou para pensar que há uma fase crucial no inquérito e na instrução criminal que passa apenas pelas mãos dos senhores procuradores e juizes?
Por exemplo: porque razão os senhores procuradores têm tanto receio em autorizar escutas telefónicas a dirigentes políticos locais em momentos chave, como na altura das campanhas eleitorais?
sabiam que isso aconteceu já em relação a políticos de coimbra sob investigação de práticas criminosas da pior espécie e não foram autorizadas escutas na altura das autárquicas para o serem 1 mês depois.
PERGUNTO: Expliquem-me o sentido deste ordem por favor.
SABIAM POR EXEMPLO QUE HÁ UM JUIZ DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL, INDICADO NA AR PELO PSD E ELEITO PELO PSD QUE NOMEOU PARA SEU PRÓPRIO ASSESSOR O SEU FILHO?
E SE FOSSE UM MINISTRO....O QUE SUCEDERIA???
Sáb Set 09, 12:52:31 AM
Anonymous said...
É O FAMOSO JUIZ DE COIMBRA DO MULTIBANCO ... AH! POIS É!
Sáb Set 09, 12:52:51 AM