Vítor Gaspar: a última argolada…

A 'crise de Chipre' já mereceu os mais diversos comentários da imprensa e de economistas. Não vale a pena prosseguir nas análises. Resta, cuidar dos 'salvados'.

Interessa saber como essa crise pode reflectir-se em Portugal. Na verdade, ao desestabilizar todo o espaço europeu – fragilizando o pilar económico através da quebra de confiança nas instituições bancárias – veio agravar o risco de incumprimento dos países europeus em dificuldades - Grécia, Irlanda, Espanha e Itália - e, obviamente, de Portugal.
De 6ª. feira passada até hoje (em 3 dias) esse risco terá subido 3 pontos percentuais (de 27,17 para 30,1%) link e os reflexos nas ‘celebradas’ idas ao mercado não demorarão a fazer-se sentir. Isto é, o único trunfo que este Governo se esforça em exibir perante os portugueses, já que os outros itens de ‘ajustamento’ foram pura e simplesmente destroçados e esmagados (equilíbrio orçamental, dívida pública, espiral recessiva, taxa de desemprego, etc.), terá sido comprometido pela decisão do ECOFIN, do passado fim-de-semana, acerca de um espúrio modelo de ‘resgate’ a aplicar ao Chipre. Decisão que Vítor Gaspar insensatamente terá subscrito em completo alheamento [desfasamento]dos interesses nacionais. Resta-lhe a consolação de que não esteve sozinho na 'argolada' e que, mecanicamente, estaria empenhado (condicionado) em prosseguir na senda do ‘bom aluno’ e, finalmente, terá valorizado como essencial o assentar arraiais como um fiel discípulo do ministro Shauble.

Crescem fundadas dúvidas sobre a capacidade técnica do actual ministro das Finanças para levar a cabo o ‘programa de ajustamento português’, já que todas as previsões evolutivas têm saído ‘furadas’ e o País afunda-se velozmente num mar de recessão que o levará inevitavelmente ao incumprimento (é uma questão de tempo).
Acrescem, agora, a estes problemas a total inépcia política do ministro e a enorme insensibilidade económica e financeira na abordagem das complexas questões europeias.

O que podemos esperar de quem acumula erros atrás de erros?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides