Petição para rever as leis da família


Entrou anteontem na AR (DN, pág. 16) uma petição com 5300 assinaturas com o texto que os autores crismaram «Defender o futuro», embora sejam indivíduos com passado ao serviço da Igreja e dos «bons costumes» e, sobretudo, obsoletos.

Bagão Félix,  Fernando Ribeiro e Castro, Manuel Braga da Cruz, António Gentil Martins, João César das Neves e Rui Gomes da Silva são o elenco da devota petição. Saídos de uma pia de água benta, cuja infusão lhes liquefez os neurónios, confundiram o futuro que dizem defender com o passado a que estão amarrados.

A revisão das leis de família é um objetivo santo a que juntam o argumento do apoio do PR que, numa primeira fase, após a aprovação na AR, as vetou para, finalmente, ter de engolir o veto, como manda a Constituição, apesar das mensagens ao Parlamento e do azedume público que evidenciou.

Argumentam ainda os bem-aventurados que as referidas leis «foram todas aprovadas no tempo do Governo de José Sócrates», como se a bondade legal derivasse da pessoa que ocupa o lugar de PM.

Entendem os seis amigos da hóstia  que as leis em apreço «têm vindo a corroer o tecido social do país». E são elas: a lei do aborto, da procriação medicamente assistida, a lei da mudança de sexo e do casamento entre pessoas do mesmo sexo, a lei do divórcio e a do financiamento do Ensino Particular e Cooperativo.

Além de pretenderem que o Estado dê mais dinheiro para as escolas da Igreja católica, um voto que certamente lhes aplaina o caminho do Paraíso, as sumidades entendem que têm direito a impor os seus valores morais à totalidade de um povo, sem perceberem que as referidas leis não os obrigam a mudar de sexo ou de mulher nem a casar com indivíduos do mesmo sexo ou a procriarem medicamente assistidos.

São marretas e reacionários.

Ponte Europa / Sorumbático

Comentários

Rui Cascao disse…
Dei-me ao trabalho de ler a dita cuja petição.
Duas breves observações:
1) essa gente dá-se muito mal com a ideia de democracia e de Estado de Direito, referindo-se a "leis vetadas pelo presidente e promulgadas por imperativo constitucional";
2) é extremamente ridículo o português extremamente infantil e a deficiente redacção de uma petição dirigida à AR, especialmente partindo de figuras gradas do conservadorismo português com formação superior

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides