Revolução de Outubro – 100.º aniversário


Esta Revolução foi o maior acontecimento mundial do último século. É cómodo não a recordar, mas é injusto e perigoso. Cem anos depois, não pode ser a mera nota de rodapé no compêndio da História, por mais furores que desperte e ressentimentos que acorde.

São grandes as paixões que desperta, mas é preciso ser demasiado ignorante ou sectário para aplaudir as perversões a que deu origem ou excessivamente cego e rancoroso para lhe negar os avanços sociais que lhe devemos.

Sem ela, o capitalismo nunca assumiria o rosto humano que vai perdendo com a falta de um socialismo humanista que lhe sirva de antítese.

E a falta que nos faz uma síntese que seja o novo paradigma!

Apostila – A Revolução de Outubro teve lugar no dia 25 de outubro de 1917 (calendário juliano, correspondente a 7 de novembro (calendário gregoriano), por que nos regemos.

Comentários

Se não fosse a Revolução de Outubro não estávamos aqui,livres, a dizer o que entendemos e a assumi-lo. Estaríamos sim,aqui,fardados, de bigodinho ridículo e de braço estendido,a rezar o "Bendito"!
Viva a Revolução de Outubro!
Manuel Galvão disse…
O irónico da questão é que o marxismo leninismo foi concebido para ser aplicado na Alemanha, na França ou no Reino Unido, que eram os países aonde havia mais proletariado ferozmente explorado... e não num país habitado essencialmente por camponeses...

Talvez por isso a Ditadura do Proletariado tivesse descambado tão facilmente numa ditadura-ponto-final!

Ainda assim julgo que a queda do muro de Berlim foi um grande desastre para a humanidade, no plano do sonho (como é definido por António Gedeão).
osátiro disse…
talvez não fique no rodapé da História..(pessoalmente estou convencido que sim...)
mas de certeza que a História fará JUSTIÇA
foi um acontecimento cruel, sanguinário, um dos piores da história da humanidade, com os seus mais de TRINTA DE MILHÕES DE INOCENTES mortos.....muitos deles á fome e/ou frio nos campos de concentração da sibéria.....cerca de QUINHENTOS...o k faz do Hitler menino bem comportado

pior

espalhou a revolução MATANÇAS pelo planeta...
só como exemplo.........

CUBA....MAIS DE CEM MIL MORTOS...se contarmos os afogados a fugir da crueldade sanguinária dos castro......mais uns cem mil.....grande revolução esta......o POVO preferia arriscar a morte nos dentes dos tubarões no mar do que viver sob os sanguinários CASTRO

CHINA..MAIS DE CEM MILHÕES (além da exploração selvagem dos trabalhadores como nem no capitalismo ocidental
VIETNAME...........MILHÕES exploração selvagem
ETIÓPIA...MILHÕES Á FOME....até se fez o BAND AID...
CAMBODJA E POL POT 3 MILHÕES
LAOS....
ANGOLA
MOÇAMBIQUE

etc
etc

uma lista infindável de crueldade e selvajaria COMO NUNCA ACONTECEU NA HISTÓRIA
agora copiada pela selvajaria islâmica

felizmente....algo muito forte aconteceu para estas matanças de inocentes terem quase desaparecido

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides