Efemérides – 11 de setembro

Há dias carregados de memória, dias que gostaríamos que não tivessem existido, que pesam como chumbo na consciência universal, na história de um país ou na sensibilidade individual. O dia de hoje é demasiado pesado, e será recordado enquanto a memória humana existir.

Os dramas pessoais sofrem-se em silêncio e terminam com quem os viveu; são os pesadelos coletivos que merecem a atenção que devia servir de vacina.

Respigo do calendário quatro datas, duas nacionais e duas internacionais.

1891 – Suicidou-se Antero de Quental, o mais importante pensador da geração de 70, enorme poeta, filósofo e doutrinador político. É um dos maiores vultos da cultura portuguesa e o seu nome marca o século XIX. Pelo que lhe devo, na minha formação, nunca me esqueço, nas idas a Ponta Delgada, de passar junto ao cemitério de S. Joaquim e, através das grades, olhar o seu túmulo, em silêncio, na devota homenagem de que os ateus são capazes.

1942 – Vítima da ditadura fascista, depois de sete anos prisão e tortura no presídio salazarista do Tarrafal, morreu, com 40 anos, Bento Gonçalves, secretário-geral do PCP, juntando o nome ao de outras vítimas que o sinistro ditador de Santa Comba desterrava para o campo da morte, em Cabo Verde. A morte dessas vítimas há de pesar eternamente sobre os admiradores de um governo cuja miséria, fome, tortura, guerra e prisão a que condenou o país começa a ser esquecida para reabilitar o algoz.     

1973 – O presidente do Chile, Salvador Allende, eleito democraticamente, foi derrubado pelo sinistro general, Augusto Pinochet, apoiado pela CIA. A morte de Allende tornou-se o símbolo do sacrifício e da esperança que despertou na América latina.  Pinochet permanecerá como paradigma de torcionário, ladrão e fascista que levou o terror ao seu país.

2001 – O ataque aos EUA, congeminado nas madraças do fascismo islâmico e executado pela demência da fé, derrubou as torres do World Trade Center, em Nova York, provocando uma carnificina de quase três mil pessoas. Foi o salto qualitativo dos terroristas de uma civilização falhada contra a modernidade e o início da escalada prosélita para fazer regressar o mundo à barbárie do século do profeta analfabeto e amoral que trouxe a opressão a milhões de crentes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides