Heróis de Abril - Coronel Costa Braz

Mais um bravo que parte, mais um a quem todos devemos tanto e tão pouco nos lembrámos dele. Saibamos, pelo menos, ser dignos da herança que nos legou.

Ponte Europa presta homenagem ao honradoe e corajoso militar e apresenta condolências à família e à Associação 25 de Abril.
***
Falecimento do capitão de Abril, coronel Costa Braz

Car@s  Associad@s
É com profundo pesar que vos comunicamos o falecimento do Capitão de Abril, nosso associado coronel Manuel da Costa Braz.

Militar de Abril de todas as horas, foi um dos elementos que, na conspiração, participou na redacção do documento “O Movimento, as Forças Armadas e a Nação” que viria a ser a base do Programa do MFA.

Sempre fiel aos valores de Abril, Costa Braz foi um dos militares de Abril que mais intervenção desenvolveu na área politica.

Essa atitude, sempre autónoma e independente partidariamente, que não neutra, levou-o a assumir o cargo de ministro em mais do que um Governo. Como Ministro da Administração Interna, teve o apogeu da sua acção em 1975 como principal responsável pela organização do processo eleitoral para a Assembleia Constituinte.

Evento que, sendo fundamental no projecto do MFA, se constituiria como peça essencial na constituição do regime democrático a que a Revolução dos Cravos deu origem.

Mais tarde, Manuel da Costa Braz seria escolhido para ser o primeiro Alto Comissário contra a Corrupção (cargo que não teria mais nenhum titular) e viria a ser também o primeiro Provedor de Justiça (este sim, continua em actividade).

De destacar ainda o seu papel como responsável maior, enquanto representante do Governo Português, pelos acordos em Moçambique sobre a Barragem de Cabora Bassa.

Em todos esses cargos, como em toda a sua vida, Manuel da Costa Braz foi um cidadão de primeira, exemplar militar de Abril, sempre fiel aos ideias e aos valores que nos lançaram na extraordinária epopeia da conquista da Liberdade de Portugal e dos portugueses.

Faleceu um Homem.

Portugal e a Associação 25 de Abril ficam mais pobres.

Eu, vejo partir um grande Amigo.

Aqui lhe deixamos a nossa homenagem, de muita amizade e camaradagem.

Até sempre caro Manuel

Um grande abraço

Vasco Lourenço

P.S. Ainda sem pormenores, podemos informar que o velório se realizará na Basílica da Estrela, a partir da tarde de 5ª feira, dia 4 de Julho e o funeral se realizará no dia seguinte 6ª feira de manhã, dia 5 de Julho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides