A Grécia e a Nova Democracia

O regresso da direita ao poder estava previsto, depois do cruel programa de austeridade que foi imposto ao Syrisa e dos nacionalismos que infernizam a Europa e que, no caso da Grécia, bastou a assinatura de um acordo sobre o nome da Macedónia, para assanhar muitos eleitores contra o Governo de turno.

Não há nesta mudança, de que apenas se ignorava a dimensão da vitória da velha Nova Democracia, qualquer mudança de rumo substancial, dado o trajeto ideológico imposto ao Syrisa. É a alternância democrática, sem alternativa, e o regresso à herança dinástica.

Não vejo, pois, nenhum drama onde temi o crescimento em força da extrema-direita, na senda do que vem sucedendo por toda a Europa e pelo Mundo. Aliás, não se verificou a grande derrota do Syrisa, que se temia, e onde a grande crise interna foi protagonizada no início de governo, com a demissão do ministro das Finanças, Varoufakis, um notável académico que anteriormente não pertencia ao partido, e arrastou numerosos quadros e intelectuais que não conseguiram organizar-se e se diluíram.

A única surpresa foi o primeiro telefonema de felicitações ao futuro PM, Mitsotakis, vir de Erdogan, o autocrata da Turquia cuja proximidade geográfica, antagonismo cultural e disputas territoriais são motivo de permanentes rivalidades e preocupações gregas com a ferida do Chipre sempre exposta.

Num país onde a Igreja Ortodoxa foi sempre, como é hábito da mais política das Igrejas cristãs, um furúnculo no aparelho de Estado, apenas poderá regressar um pouco mais de incenso e água benta às cerimónias oficiais.

À semelhança de Tsypras, líder derrotado, resta-me felicitar Kiriakos Mitsotakis, o novo PM, e desejar ao povo grego o progresso que a camisa de forças da dívida externa e das imposições dos credores tendem a asfixiar.

Hoje não vejo diferença entre o Syrisa e o Pasok (8% dos votos) que, somados, têm uma percentagem igual à Nova Democracia, salvo na herança das famílias que, de pais para filhos, se revezavam no poder através do Pasok e da Nova Democracia.

Da Grécia fica-nos a solidariedade que lhe devemos e a herança da cultura helénica que nos moldou.

Comentários

e-pá! disse…
A Grécia é mais um exemplo da crise da social-democracia. O Syrisa após ter decidido deitar para o caixote do lixo o referendo, sob a pressão da UE, do sr. Schäuble (em particular), do FMI e do BCE, ficou despido de qual rumo e mandou a linha ideológica matricial às urtigas assumindo-se como um agrupamento 'social-liberal', onde a coesão política passou a ser uma miragem e os métodos de governação absolutamente instrumentais.
Fica no ar a dúvida do que teria acontecido se o Governo grego respeitasse o referendo. Ninguém sabe responder com honestidade a esta questão e sua a associação a uma eventual saída (expulsão?) da UE só serve aqueles que (ainda) acreditam que o Sr. Schäuble não estava a fazer bluff (batota).

A Esquerda - e especialmente a social-democracia que disfrutou de múltiplas oportunidades na UE durante o último quartel do séc. XX - quando tenta governar ao Centro estampa-se sistematicamente. Não foi ainda desta vez que o Syrisa se 'pasoktizou' mas vamos ver em que forças este se vai apoiar para sobreviver.

Quando chegará o dia em que a social-democracia compreenderá que só sobrevive, ou fortalece, quando se alia Esquerda?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides