França – 233.º aniversário anos da Tomada da Bastilha – 14 de julho de 1789

Quando a multidão revoltada arremeteu contra a Bastilha, a armar-se contra Luís XVI, a nobreza e o clero, as forças fiéis ao rei, franqueou os portões do emblemático presídio e “esvaziou” os armazéns onde descobriu grandes depósitos repletos de cereais.

De seguida, foram libertados os prisioneiros e capturadas armas, verificando-se, p. ex. º, que as peças de artilharia estavam praticamente inoperacionais, antes de incendiada a simbólica prisão do bairro de Saint-Antoine.

Nas ruas de Paris festejou-se, e o povo, na posse dos cereais, obrigou padarias a iniciar a confeção de pão, de que Paris estava privada há vários dias, para o oferecer à multidão faminta. Chamou-lhe o “Pão da Liberdade”.

Historicamente, a "Tomada da Bastilha" foi um assalto popular a uma prisão, em busca de armas para defender a Revolução, mas o "motor" do assalto (e da Revolução) foi, de facto, a fome. Primeiro confiscaram os depósitos de cereais, e só depois libertaram os prisioneiros...

A invasão da grande prisão do Estado, por um jornalista, Camille Desmoulins, é hoje a referência histórica e emblemática da vitória da burguesia sobre a nobreza e o clero, da legitimidade popular sobre o direito divino, e da República sobre a monarquia.

Ficou para os governos vindouros a lição dos que tentam "rasgar" as obrigações sociais do Estado... e acabam por “incendiar” os seus países.

No dia 14 de julho de 1789 a Humanidade despertou para a democracia, e a cidadania tem aí o seu ato fundador.  O poder divino deu lugar ao do povo, os direitos hereditários à igualdade dos cidadãos e o poder absoluto à democracia.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem no ato violento, que é hoje a festa da França e património da democracia, o parto de que nasceu. «Liberdade, Igualdade e Fraternidade» é a divisa herdada da Revolução Francesa e o sonho cuja concretização não pode ser descurada.

Hoje, dia nacional da França, 233 anos depois, evoco o dia e saúdo a Revolução Francesa.

Viva a Revolução Francesa!

Viva a Liberdade!

Viva a República!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides