MONUMENTO NATURAL DAS PEGADAS DE DINOSSÁURIOS DE TORRES NOVAS-OURÉM

 Caros leitores,

O mínimo que devo fazer, solidário com o notável cientista, pedagogo e cidadão, Prof. Galopim de Carvalho, é associar-me a esta sua e nossa batalha para que vos convoco:

«Queridos amigos – Este é o Projecto ambicioso em que estou envolvido até à medula. Dentro de um mês, completo a 91ª volta em torno do astro-rei e sei, portanto, que não o verei concluído, mas isso não me impede de trabalhar, ainda intensamente, para o pôr em marcha. O link abaixo permite abrir o PDF que lhe dará a dimensão deste Projecto.

MONUMENTO NATURAL DAS PEGADAS DE DINOSSÁURIOS DE TORRES NOVAS-OURÉM (classificado, em 1996, pelo Decreto Regulamentar 12/96 de 22 de outubro).

Trata-se de um projecto a ser pensado em grande, com projecção internacional, compatível com as características que o distinguem a nível mundial:

1 - raridade e significado geológico e paleontológico de uma jazida do Jurássico médio, com cerca 275 milhões de anos, internacionalmente conhecido e reconhecido;

2 - qualidade e grande número (centenas) de pegadas de grandes saurópodes, muitas delas organizadas em trilhos, em número de 20, dois deles, com mais de 140m;

3 – grandiosidade e espectacularidade da jazida, no topo de uma única camada de calcário com 62 500 m2 de superfície;

4 - Extensa área envolvente, onde já existe um circuito pedonal amplo e quilométrico, susceptível de comportar diversos equipamentos complementares deste importante Geomonumento, tais como, jardim jurássico, centro de interpretação, auditório, parque infantil, recinto de merendas, etc.

5 – atracção turística potenciada pela proximidade (10km) do Santuário de Fátima.

 

Já informei, desta minha intenção, o Director Regional de Lisboa e Vale do Tejo do ICNV, os presidentes das Câmaras Municipais de Torres Novas e Ourém e o presidente da Associação para o Desenvolvimento das Serras d’Aire e Candeeiros (ADSAICA).

O Reitor da Universidade de Lisboa a quem já dei conhecimento deste Projecto, abraçou-o muito positivamente, tendo delegado a sua representação na Directora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Doutora Marta Lourenço.

Estou a contactar outras universidades e seus departamentos de Geologia, no sentido de obter os necessários apoios.

Estou, igualmente, a contactar as Associações e Sociedades Científicas de Geologia e afins.

O Presidente do Instituto de Ciências da Terra já nos manifestou, por escrito, o seu apoio.

A Directora do Ciência Viva, Drª Rosalia Vargas, a quem, igualmente, dei conhecimento deste Projecto, pretende ser parte dele.

Já contactei o Primeiro-ministro, que o reencaminhou para a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, onde já fui recebido, numa primeira reunião, onde explanei o essencial deste projecto.

Mais do que as palavras, o PDF que vos envio, através do link anexo, dar-vos-á a ideia da importância deste Monumento Natural.

https://we.tl/t-JljAkcR8ow

O sucesso deste projecto conta muito com a divulgação que possa ter nas Redes Sociais. Ajude, pois, a divulgar este e-mail, partilhando-o com os seus amigos e colegas. Faça-o, são só uns minutos.

Abraço-vos com amizade

A. M. Galopim de Carvalho»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides