MANIFESTO POR COIMBRA PROGRESSISTA!
Porque Coimbra merece, o Clube de Política "Coimbra Progressista" e membros de forças políticas e independentes, criaram o MANIFESTO POR COIMBRA PROGRESSISTA!
Apelamos à vossa adesão e mobilização para mais cidadãos aderentes no vosso círculo político e pessoal (nome completo, com nome profissional em MAIÚSCULAS, e profissão, cargo ou função).
Para adesão, basta enviar essa indicação para o e-mail coimbraprogressista@gmail.com, ou nesta página do Facebook "Coimbra Progressista" (público ou Messenger). Poderão também imprimir o Manifesto, registar (ou mesmo recolher) assinaturas e enviar, digitalizado, para o e-mail coimbraprogressista@gmail.com
Por COIMBRA PROGRESSISTA!
MANIFESTO por COIMBRA Progressista!
1 - Coimbra é governada por um executivo que congrega a direita de vários matizes. É aberto em palavras de circunstância (simula diálogo e abertura), mas fechado na aceitação da inovação temática, do direito de oposição e das ideias transformadoras em direitos humanos (confunde-os com caridade) e é incoerente no desenvolvimento sustentável (não combate a pobreza, promove a guetização, propagandeia confronto, mas nada faz quanto às alterações climáticas, ignora a igualdade de género, abate árvores que diz salvar, etc.).
2 - É um governo autárquico conservador, porque tem uma filosofia social que defende a preservação das instituições, costumes e valores sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização, conciliando liberalismo, individualismo e populismo (como vive do populismo no discurso oficial e nas redes sociais,...), não é “ponte” entre instituições, não tem visão integrada do concelho, e não delega competências nas freguesias que promovam maior coesão territorial.
3- Coimbra progressista é uma orientação política que defende reformas na sociedade em nome da ideia de progresso e um compromisso de base com a transformação e superação daquilo que é tido como arbitrário ou injusto na sociedade, em reconciliação entre a razão, o indivíduo e a sociedade.
4 - Coimbra progressista é assim antagónico ao conservadorismo, que se pauta na interpretação de que a sociedade, ainda que injusta, não procura a transformação de suas estruturas, mas sim, dos seus indivíduos, empoderando-os para fins egoístas.
5 - Coimbra progressista é unir os democratas, os progressistas, os socialistas, os verdadeiros social-democratas, os defensores da liberdade, os protetores dos direitos humanos e dos animais, os promotores das causas humanitárias, o exercício da cidadania e dos movimentos sociais, o Desenvolvimento Sustentável, a qualidade de vida.
6 - Para tornar Coimbra progressista e sustentável é preciso derrotar a demagogia e o populismo da direita, a bem de Coimbra, conquistando uma liderança indiscutível e de proximidade, em detrimento de protagonismos individuais, sectários e panfletários, que afaste a vã glória de mandar, o triunfalismo de bagatela, a verborreia de quem tudo julga saber, o marasmo das grandes decisões não tomadas (sobre alterações climáticas, socio-demografia, sustentabilidade, desigualdades, ambiente amigável ao empreendedorismo, preservação da biodiversidade, identidade e cultura, direito à cidade, cuidar do envelhecimento ativo e saudável).
7 - Nos últimos 4 anos, Coimbra tem pecado por ressaltar o “purismo do nós é que somos os bons” e não tem demonstrado a humildade de ser capaz de transformar o diálogo em cedências secundárias e propostas comuns, dado que numa negociação séria o dogmatismo e as imposições conduzem ao fracasso da unidade.
8 - Por estes motivos, os signatários assumem o compromisso de estabelecer pontes de diálogo e consenso que torne Coimbra progressista e sustentável e contribua para a Região de Coimbra, conduzindo à derrota da direita conservadora mesclada de demagogia e populismo e representada pelo atual executivo autárquico.
9 – Realizado um Debate/Reflexão com o Partido Socialista (tendo Ana Abrunhosa como protagonista e mandatária Helena Freitas), Cidadãos por Coimbra, Partido Livre, PAN e Independentes, concluiu-se que é possível e urgente juntar, em Coimbra, forças progressistas para imprimir à governação do Município e das Freguesias um rumo democrático, fortemente participativo, humanizado e ambientalmente sustentável, sem prejuízo de outras formações partidárias à esquerda e mais independentes possam vir a juntar-se, abrindo aos cidadãos e populações das freguesias a participação na construção do programa progressista.
Coimbra, 21 de janeiro de 2025. Os abaixo-assinados, aberto à comunidade.
Pelo Clube de Política “Coimbra Progressista”, Hernâni Caniço, Hugo Duarte, Carlos Esperança
Pelas forças políticas e independentes, Ana Abrunhosa, Jorge Gouveia Monteiro, Clara Cruz Santos, João Fontes da Costa, Helena Freitas, Ricardo Lino, Mário Nicolau
Comentários