A teologia de Belém

Marcelo já nos tinha surpreendido com a apoteose da imaginação e da originalidade de quem, rezando o terço todos os dias, descobriu que “Um sítio onde é sensacional rezar o terço é a nadar no mar”.

Necessitando das mãos para o efeito e não podendo rezar com os pés, dos quais também carece, é um prodígio contar padre-nossos e ave-marias sem se enganar nos mistérios e sem se afogar antes dos dolorosos, mas isso são devoções pias, de natureza pessoal, que, por mais proselitismo que o devore, o PR de um país laico deve abster-se de alardear.

O PR traiu a postura laica, que devia manter, no centenário da clonagem da Senhora de Lourdes, em Fátima, quando se envolveu na autenticação desse «milagre», invocando a qualidade de PR e ultrapassou a decência, afirmando que o fazia em nome de todos os portugueses, incluindo ateus, que não lhe passaram procuração e ficam indignados com a quebra da isenção que deve à laicidade do Estado.

Quanto à esperada recandidatura, cuja popularidade dispensa o simples passeio pela Av. da Liberdade, afirmou que “campanhas, se Deus quiser, não haverá mais nenhuma”, e, com a expressão “se Deus quiser”, que causa calafrios na boca de muçulmanos furiosos, ainda afirmou que tal matéria “está nas mãos de Deus”. Aguardará tais mãos para fazer 7.500 assinaturas necessárias e, quiçá, os pés para as levar ao Tribunal Constitucional?

Para além de ficarmos a saber que o Deus de Marcelo tem mãos, ficamos perplexos com a sua influência num país com a Constituição laica que o ora PR aprovou na Assembleia Constituinte, para a ignorar depois de jurar cumpri-la e fazê-la cumprir ao tomar posse.
O PR de todos os portugueses não pode reduzir-se a um mero presidente dos católicos e excluir os que, mesmo católicos, honram o carácter laico da CRP, nem fazer do País um protetorado do Vaticano.

Surpreende a sedução que exerce e o silêncio que gera quando mistura a personalidade de PR, inteligente, culto e simpático, com a vocação de catequista de paróquia.

E ninguém se indigna? Ninguém defende o carácter laico do Estado? Ninguém protesta? Continuamos o país dos 3 FFF, acéfalo, beato e timorato? E queremos ser respeitados?

Comentários

José Corvo disse…
Isso mesmo, ninguém se indigna porque aos poucos ele vai amansando as consciências mais esclarecidas o que é muito grave porque a ficarmos todos assim como que quebrantados, que é esse o seu profundo objectivo ou seja silenciar a voz critica de cada português com o apoio do que resta da nossa imprensa que ao contrário da americana o presidente não a elege como inimiga e falsa mas como católico fanático de comunhão e terço diário procura na vida eterna o consolo que a terra não satisfaz, mas que ele sempre usufruiu, escusa de vir com ladainhas, e que o povo narcotizado tanto gosta sobretudo desde que as televisões começaram a dar Fátima em directo, virtude emblemática das novas tecnologias, que as gentes se vão ancorar como simplórios a um embuste monumental. Só que contudo a terra gira e o fanatismo mítico cairá à medida que as condições materiais forem avançando em direcção a uma sociedade mais justa e mais esclarecida.
Helena Serrão disse…
Marcelo quer continuar a ser sempre um optimista num país de amorfismo novo rico.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides