Notas Soltas – outubro/2018


Califórnia – É o primeiro Estado dos EUA a exigir, por lei, a presença mínima de uma mulher nos conselhos de Administração das empresas cotadas em Bolsa, antes do início de 2020 (lei SB 826). É uma decisão tardia e frouxa, mas necessária contra a tradição.

Brasil – Juristas brasileiros e internacionais consideram o processo de Lula como farsa judicial, mas foi o poder económico e financeiro que urdiu uma conspiração de partidos rivais e de juízes, contra a PR Dilma, para abrir caminho ao execrável fascista.

Brasil_2 – Os eleitores votaram por ódio recíproco, em clima de crispação, tendo como opção Jair Bolsonaro ou Fernando Haddad, com medo de a vitória do primeiro conduzir diretamente à ditadura e a do segundo a um golpe militar favorável ao primeiro. 

José Saramago – No 20.º aniversário da atribuição do Nobel da Literatura, os governos ibéricos homenagearam a cultura como veículo que liga os seus povos e José Saramago como expoente maior da solidariedade democrática que ora nos une.

EUA – A chegada ao Supremo de mais um juiz reacionário não é uma surpresa onde a escolha é do PR. O risco reside no reforço do poder de Trump, com perda de espaço do pluralismo num país onde minguam as alternativas e, a prazo, faltará a alternância.

Vaticano – O arcebispo Carlo Maria Viganò perdeu a cabeça pelo barrete cardinalício, que lhe foi negado, e pelo ódio às ideias progressistas. Prefere caluniar o Papa e arrastar a Igreja para o Inferno, que Francisco considera metáfora, a aceitar a modernidade.

Venezuela – Um governo que ignora as competências do Parlamento, e age confiscando as do poder legislativo, perde a legitimidade com que foi eleito e torna-se uma ditadura, responsável pelos confrontos sociais e pela miséria que os adversários estimulam.

Espanha – A impunidade de centenas de milhares de assassinatos da ditadura fascista e a ignorância sobre a tragédia da guerra de 1939/45 provocada pelo nazi/fascismo, está a criar condições para o crescimento de um partido abertamente fascista – o VOX.

Cavaco Silva – Sem a grandeza ética dos seus antecessores, nem a inteligência e cultura do sucessor, permanece um mesquinho gestor de rancores e vaidades pessoais na prosa que publica e que alguém corrige para o poupar a erros de ortografia e de sintaxe.

Malásia – A decisão do Governo em abolir a pena de morte, já saudada pelo secretário-geral da ONU, é um grande passo civilizacional e exemplo para outros países, quando o pior passado regressa aos países civilizados.

Baviera –A descida eleitoral da CSU, cada vez mais à direita, e o crescimento da AfD mostram que as leis da política contrastam com as da Física. Quanto mais se encostam à direita os partidos conservadores, mais espaço abrem à extrema-direita.

Crimes – Em Espanha, o franquismo criou uma rede de roubo de bebés para erradicar a ‘praga’ do marxismo, enviando os filhos de mulheres republicanas presas para famílias inférteis do regime e instituições católicas. Após a ditadura, a rede manteve-se ativa.

Iémen – A ONU anunciou que a guerra interminável produzirá uma enorme catástrofe. Se a paz não for alcançada nos próximos três meses, o que é difícil, a maior fome dos últimos 100 anos matará doze a treze milhões pessoas. É uma tragédia dilacerante.

Polónia – A deriva autoritária do PR e o tropismo para a extrema-direita parece ter sido travado por uma providência cautelar do Tribunal Europeu que impede a purga de juízes do Supremo e a nomeação discricionária de outros.

Armas nucleares – Trump quer rasgar o tratado que limitava a proliferação de mísseis nucleares de alcance intermédio, assinado em 1987 entre Mikhail Gorbatchov e Ronald Reagan, traindo compromissos e promovendo nova corrida aos armamentos.

Aquecimento global – O progressivo e acelerado desaparecimento dos glaciares é um péssimo indício da indiferença com que são tratadas as ameaças às condições de vida de futuras gerações e à sobrevivência da própria Humanidade.

Amazónia – O imenso território, maioritariamente brasileiro, não é só a floresta tropical de 5,5 milhões de km2, é a maior reserva de água doce do mundo e o seu maior pulmão, agora mais ameaçado por interesses económicos que Bolsonaro representa.

PR – Mostrou sentido de Estado face à insolência de um sindicato da PSP que divulgou fotos falsas contra o MAI e permitiu a difusão de fotos de foragidos algemados: “Há um respeito pela dignidade das pessoas que torna inaceitável uma situação daquelas”.

China – A construção da maior ponte mundial, de Macau a Hong Kong, é a afirmação da vitalidade da próxima maior potência. O perigo reside na exportação do seu modo de vida, dos seus valores e do sistema de partido único.

Mohammed bin Salman – O assassínio do jornalista que o criticava, no consulado de Istambul, mostra a barbárie do príncipe herdeiro saudita, implacável agressor do Iémen. A colossal compra de armas aos EUA não devia ser um seguro de vida do homicida.

Itália – A inconsistência do governo, abertamente reacionário, baseado no nacionalismo e na xenofobia, tornou-se um perigo acrescido para a União Europeia e para a economia mundial, e um desastre para o próprio país.

Igreja católica – O “compromisso formal”, assinado entre Bolsonaro e o cardeal do Rio de Janeiro, Orani Tempesta, contra “o aborto, a educação sexual e a legalização das drogas e em defesa da família e da liberdade religiosa”, é uma opção fascista, ao lado da IURD.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides