Madeira – Vencedores e vencidos

O Público de hoje, pág. 3 começa por destacar os vencedores das eleições madeirenses com duas fotos sobrepostas, onde Rui Rio apoia o queixo na cabeça da sorridente Assunção Cristas, e prossegue com a afirmação de que estas são as segundas eleições que António Costa perde na Madeira (europeias e regionais).

Julguei que a Madeira, onde o PSD recaiu na ingratidão de bradar contra o colonialismo de quem lhe paga os desmandos e os órgãos faraónicos, teria uma vitória esmagadora do partido que ultrapassou a longevidade da ex-União Nacional, no Governo Autónomo.

A própria Dr. ª Cristas ululou de gozo por ter alcançado 3 deputados que se tornaram os necessários para ser a muleta de serviço do PSD, na eterna condição de partido satélite à espera de ser convidado para o bailinho da Madeira, à semelhança do Continente.

Como os leitores dispensam interpretações alheias, deixo apenas o número de deputados regionais, de cuja necessidade de redução nunca se falou, relativos aos atuais 3 maiores partidos, nas últimas e nas atuais eleições, sem analisar a eventual ajuda dos retornados venezuelanos:

PSD – 24 ------- 21

CDS –   7 ------- 3

PS – 6 ----------- 19,
isto é, PSD + CDS passaram de 31 deputados para 24 e a esquerda (com o BE e o PCP a serem penalizados pelo voto útil) de 10 para 20.

Apostila – O JPP passou de 5 para 3 deputados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides