A Festa do Avante e a cruzada sanitária

Não tenho opinião definitiva sobre as garantias de segurança da Festa do Avante, mas recuso-me a condená-la, pelo que representa no campo cultural, partidário e político.

Não posso, aliás, vê-la de forma diferente à da última peregrinação a Fátima, em 13 de agosto, esperando na Quinta da Atalaia mais precauções do que na Cova da Iria. Aliás, as consequências da celebração pia podem alterar a minha opinião, favorável a ambas.

Não me deixo afetar pela qualidade excecional dos espetáculos a que assisti na Festa do Avante pela módica quantia do custo da EP (Entrada Permanente) nem pelo apreço que guardo da luta do PCP contra o fascismo.

Influi, neste caso, a oportunidade para músicos e artistas de qualidade excecional terem o palco que merecem e manterem vivo o gosto e o hábito de serem apreciados, ficando para os comunistas a homilia de encerramento.

Já as críticas que diariamente são dirigidas ao PCP, numa campanha de anticomunismo primário, merecem o meu repúdio.

Nos média, nas redes sociais e no ruído da direita, cuja luta política é legítima, longe de ver argumentos, com ignorantes incapazes de opinar sobre o centralismo democrático ou a teoria leninista da conquista do poder, por exemplo, o combate faz-se com o ruído mediático, o apelo ao medo e a falsa preocupação de quem usa a saúde pública para ocultar o ódio reprimido de suportar o PCP legal. Não é a Festa do Avante que os irrita, não é a saúde pública que os move, é a existência do PCP que os atormenta.

Não estamos a assistir a um jogo limpo, mas a um baile de máscaras onde rodopiam os velhos salazaristas com máscara de democratas a explorar a pandemia que nos aflige.

Assim, não.

Ponte Europa / Sorumbático

Comentários

joão pedro disse…

Oh Carlos, você vai despertar a ira do jaime santos … É que ele vem do Portugal dos pequeninos.

João Pedro
João Pedro:

No Faceboock não calcula as iras que desperto. Um abraço.
Estevão disse…
Claro que a Festa se deve realizar. E para se passar a mensagem a que ela se destina, com o actual o palco mediático, não parece ser importante o número dos seus participantes.
Podem bem fazer a Festa em modo minimalista. A comemoração do 1º de Maio teria igual ou até maior impacto com menos figurantes. Estou a lembrar-me do impacto resultante do papa ter atravessado a praça de São Pedro completamente vazia
Não havendo dependência do lucro da venda das sandes e das entradas (como já esclareceu o Jerónimo), era bom que quem foge do vírus, quem o combate, ou quem se priva das suas festas e romarias, como do São João no Porto, tivesse aqui um pouco de solidariedade.
Jaime Santos disse…
Nenhuma espécie de ira, João Pedro, simplesmente a preocupação de ver os comunistas, por teimosia e conveniência política, mandarem a elementar prudência às malvas.

Preocupação pelos participantes na festa porque são pessoas, mesmo se não poderiam pensar de maneira mais diferente da minha, e sobretudo pelas consequências que a realização da Festa do Avante poderá ter para a saúde de outros que nunca lá irão pôr os pés.

Diria o mesmo de quaisquer celebrações pias, festejem elas a fé na Senhora de Fátima, na infalibilidade do Sr. Trump, ou na marcha irrevogável da História em direção ao Comunismo, quando põem em causa a saúde pública.

Quando não põem, não me dizem respeito, muito embora tenha mais consideração por quem acredita em algo de transcendente do que a quem chama 'Socialismo Científico' uma crença que em nada se distingue das religiões (na Coreia do Norte, o Kim Il Sung é Presidente Eterno, o que faz desse País uma monarquia teocrática, à maneira do Egito dos Faraós).

Os vendedores de banha-da-cobra, do estilo Depuralina ou Nutribalance, dizem todos que a eficácia dos seus produtos foi demonstrada cientificamente. O Papa Francisco limita-se a apelar à fé...

Este vírus propaga-se de maneira exponencial, estejam as condições reunidas, leia-se onde existam aglomerações de pessoas, seja porque motivo for. Elas devem por isso ser evitadas. É isso que a OMS quer dizer quando diz que o vírus só desaparecerá no dia em que aprendermos a conviver com ele.

Pensar que é de outro modo é como querer abraçar as teorias demenciais de um Trofim Lysenko...

https://en.wikipedia.org/wiki/Trofim_Lysenko

Que o João Pedro, ou quem lá for, não acredite no que lhe digo, não me surpreende, mas presumo que o Carlos Esperança sabe exactamente do que eu estou a falar.

E quem se escandaliza com as reações e os ataques da Direita não sabe o que o espera se houver algum surto surgido da Festa do Avante...

Em França, a festa do Humanité irá realizar-se em moldes distintos e o próprio BE cancelou o seu acampamento de Verão... Não consta que se tratem de organizações tíbias ou reacionárias...

Quanto ao anticomunismo, Carlos Esperança, lamento dizer-lhe, mas acho que é uma ideia boa, pelo menos quando o comunismo em causa ainda é da variedade Leninista-Estalinista de que se reclama o nosso PCP.

Longe de mim querer proibir um Partido Fundador da nossa Democracia, simplesmente só posso demonstrar a tristeza de quem constata que a falência do Socialismo Real não parece ter servido para despertar qualquer dúvida aos militantes e simpatizantes do PCP.

Tal qual uma seita religiosa fundamentalista, o PCP resiste enquanto as variantes mais razoáveis (leia-se mais humanas e democráticas) de sua Ideologia parecem ter definhado completamente.

Por isso, esperar a solidariedade do PCP para com o resto da população, que comete o pecado capital de não reconhecer a genialidade das teses da dupla Marx-Engels e de por isso não votar nele, é mesmo esperar em vão, meu caro Amofinado...
Jaime Santos:

Duvido da conveniência política do PCP. São mais os eleitores que perde do que os que ganha. No entanto, o evoluir da situação sanitária dirá se a opção é certa ou errada, se se realiza ou não.

É dramático pensar que um vírus põe em causa os mais elementares direitos dos cidadãos, o de reunião e manifestação.
Jaime Santos disse…
O combate ao vírus, Carlos Esperança, de facto põe em causa esses direitos, mas fá-lo em nome de um direito ainda mais fundamental, o direito à saúde e à vida.

Como citava o João Rodrigues, militante comunista, aqui atrasado, devemos sempre lembrar-nos das belas palavras de John Ruskin, 'the only wealth is life', a única riqueza é a vida. Deve ser das poucas ideias que eu e ele comungamos...

Toda a militância progressista se faz com o último intuito de melhorar e proteger a condição humana, logo a vida humana, ou não é progressista, é cínica e reaccionária, ponto final...

Que os republicanos hipócritas anti-aborto considerem que a vida começa com a concepção e acaba no nascimento, como bem notou o ex-congressista Barney Frank, e se confirma agora com a sua defesa da liberdade dos seus eleitores se infectarem e infectarem outros a bem da saúde económica dos EUA (o contrário é que é verdadeiro, à medida que o recrudescimento da infecção obriga os diferentes Estados a fecharem-se de novo), não surpreende, mas que um Partido como o PCP que, apesar de tudo, comunga dos ideais iluministas da Revolução Francesa, se apresse a em tudo imitar a Direita mais reaccionária no seu comportamento, arriscando a que toda a Esquerda, não simplesmente esse Partido, enfie um valente barrete se algum surto surgir da Festa do Avante, é um atestado à burrice teimosa de quem persiste com esta ideia esdrúxula.

Como se a Extrema-Direita já não tivesse motivos suficientes para atacar a Democracia, os comunistas agora dão-lhe mais este de mão beijada...

Acho bem que todos os Democratas, crentes e ateus, acendam uma velinha à Senhora de Fátima para que tudo corra bem na Festa do Avante!
Jaime Santos:

A sua argumentação é irrespondível, e a minha opinião não é baseada na prudência máxima, mas na necessidade de preservar os direitos mínimos.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides