5 de Outubro de 2020 – 110.º Aniversário da implantação da República
Republicanas/Republicanos:
Os cidadãos que constituíram o Núcleo de Coimbra do Movimento Republicano 5 de Outubro e o dissolveram, depois de restaurado o emblemático feriado, mantêm-se fiéis à celebração da data e aos princípios republicanos, laicos e democráticos que a definem.
Era nosso desejo celebrar, como habitualmente, com a dignidade que a data merece, o fim de um regime onde os cidadãos eram vassalos e a chefia do Estado não sufragada.
Ponderosos motivos, sanitários e legais, impedem-nos este ano a realização do almoço comemorativo do 110.º Aniversário. A pandemia conseguiu o que a insensibilidade e a falta de cultura histórica de Passos Coelho e Cavaco Silva não conseguiram, suprimindo o feriado, impedir-nos a habitual comemoração data.
Não esquecendo a ofensa de um PR que, há 5 anos, faltou à celebração do 5 de Outubro na Câmara Municipal de Lisboa, lamentamos que o coronavírus nos roube o prazer do convívio e a celebração de uma data maior da liberdade.
Resta-nos reiterar a fidelidade aos princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade da República e esperar que, no próximo ano, não falte a força e vigor para celebrar o 111.º aniversário.
Aceitem as nossas calorosas saudações republicanas.
Viva a República!
a) a) Alice Beirão Valente, Amadeu Homem, Anabela Monteiro, Carlos Esperança, Fernando Fava, José Dias
a)
Comentários