5 de Outubro de 2020 – 110.º Aniversário da implantação da República




Republicanas/Republicanos:

Os cidadãos que constituíram o Núcleo de Coimbra do Movimento Republicano 5 de Outubro e o dissolveram, depois de restaurado o emblemático feriado, mantêm-se fiéis à celebração da data e aos princípios republicanos, laicos e democráticos que a definem.

Era nosso desejo celebrar, como habitualmente, com a dignidade que a data merece, o fim de um regime onde os cidadãos eram vassalos e a chefia do Estado não sufragada.

Ponderosos motivos, sanitários e legais, impedem-nos este ano a realização do almoço comemorativo do 110.º Aniversário. A pandemia conseguiu o que a insensibilidade e a falta de cultura histórica de Passos Coelho e Cavaco Silva não conseguiram, suprimindo o feriado, impedir-nos a habitual comemoração data.

Não esquecendo a ofensa de um PR que, há 5 anos, faltou à celebração do 5 de Outubro na Câmara Municipal de Lisboa, lamentamos que o coronavírus nos roube o prazer do convívio e a celebração de uma data maior da liberdade.

Resta-nos reiterar a fidelidade aos princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade da República e esperar que, no próximo ano, não falte a força e vigor para celebrar o 111.º aniversário.

Aceitem as nossas calorosas saudações republicanas.

Viva a República!   

a) a)     Alice Beirão Valente, Amadeu Homem, Anabela Monteiro, Carlos Esperança, Fernando Fava, José Dias

a) 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides