Cavaco Silva – Uma assombração (2)

Portugal é um país sui generis. Só há três coisas que dividem os autóctones, a Ucrânia, o Benfica e o Acordo Ortográfico.

Os partidos, com a única exceção do PCP, que atingiu a maioridade na ditadura, têm no seu seio os germes da destruição, divididos por sólidos rancores e profundos interesses que conflituam. Parecem sacos de gatos à solta.

É neste húmus que germina o ódio de Aníbal Cavaco Silva, o salazarista bilioso que foi notário de Passos Coelho e engoliu o fel que lhe despertava Paulo Portas durante um mandato que prorrogou pelo máximo de tempo que a CRP lhe permitiu.

É esta assombração que consegue unir o PS onde os neoliberais apoiavam Marcelo para tomarem o partido. Cavaco, à semelhança do que fizera há 7 anos, veio de novo unir os desavindos do PS no asco comum que desperta.

Cavaco Silva, um salazarista conflituoso com a ética, a verdade e a ortografia, acusou o PM de todos os defeitos que ele próprio tem. Nunca um primeiro-ministro teve negócios tão escuros sem ter sido incomodado pelo Ministério Público.

Cavaco, o almocreve do salazarismo serôdio convidou o PM a apresentar a demissão, à semelhança do que tinha feito Sócrates em 2007, esquecido de que este o fizera depois de perder as eleições legislativas, enquanto Costa dispões de uma maioria absoluta com que surpreendeu Marcelo, que dissolveu a AR antes do tempo.

A linguagem comicieira que conduziu o vetusto salazarista a ocupar os noticiários que a modorra tinha entretidos com o roubo de um computador levou M. – O PR a enviar para o Expresso, disfarçado de fonte de Belém, uma leitura diferente. Cavaco e Marcelo têm a mesma leitura, e Marcelo tem medo de perder outra vez as eleições e não pode deixar a Cavaco a liderança da oposição de direita.

O Professor Aníbal foi um balão insuflado que rapidamente se esvazia.  


Comentários

egr disse…
Já nem sei mais que esperar do lamaçal em que se encontra a Informação na RTP ; após o discurso do Senhor Professor , eis que a RTP , nos brinda no 360 dessa noite , com nada mais , nada menos que 3 - sim tês - " comentadores" para analisarem a grande peça literária , e oratória do Senhor Professor, a saber : o inefável politólogo António Costa Pinto , que sempre em estado de prontidão, nos oferece com ar " magistral " as suas eruditas análises ; um Ricardo Jorge Pinto em modo um pouco uma no cravo e outra na ferradura ; e , hélas esse inigualável José Manuel Fernandes - o das escutas em Belém amigo do Fernando Lima de tão boa memória- vedeta desse luminoso jornal " Observador "
Gostava muito de saber qual é a responsabilidade concreta do senhor Diretor de Informação nestas escolhas , não esquecendo que ele próprio , de quando em vez , também se transforma em " comentador "
Monteiro disse…
No referente aos comunistas, olhe que não, olhe que não e a sociedade portuguesa está prenhe de corrupção, de desejos desvairados, sejam eles liberais de esquerda (PS) ou liberais de direita (PSD) a tal ponto que o Governo esta semana vai acabar com a profissão que mais se esmerava na ortodoxia das contas e vai ficar tudo ao desbarato: a corrupção, a injustiça social e a fuga aos impostos.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides