OBRA RETIRADA DA BIENAL DE ARTE DE GAIA

Estou representado na Bienal de Arte de Gaia com 20 cartunes (agora 19) publicados na imprensa regional (O Gaiense, Gazeta de Paços de Ferreira e Semanário Alto Minho).
Um deles, publicado em 2021 (aqui reproduzido) motivou um protesto de uma entidade identificada como “Comunidade Israelita de Lisboa” que rotulou o meu trabalho de “anti-semita” (tal como Salazar rotulava de anti-patriota quem não fosse Salazarista).
Agradeço a atitude da Comunidade, porque quer dizer que o cartune funcionou!…
Muito obrigado. Foi para isso mesmo que o fiz, publiquei e mostrei.
O cartune em questão fundamenta-se em dois factos históricos:
1º Facto Histórico - Hitler maltratou Judeus.
2º Facto Histórico - Israel maltrata Palestinos.
Dizer que esta minha apreciação crítica é uma atitude anti-semita, é confundir uma cebola com um pêssego!… Nesse sentido alerto quem se escandalizou com o meu desenho, para que nunca use cebola numa salada de frutas, nem pêssego num estrugido (refugado para alguns). O resultado seria intragável, como intragável é o fundamentalismo de quem apelida de "anti-semita" quem não diz amen consigo.
A memória dos judeus vitimados pelos assassinos nazis merece, da minha parte, toda a dor, todo o respeito e toda a consideração. Obviamente que repudio o genocídio perpetrado por Hitler, o qual escreveu páginas negras e vergonhosas na História da Humanidade.
O modo como Israel trata os cidadãos da Palestina, desde a invasão do seu território em 1967, também merece, de mim, idêntico repúdio!
Mercê da visibilidade do meu trabalho na Bienal, já fui insultado por activistas judeus no Facebook. Será gente que não representará a Comunidade… talvez sejam só arruaceiros que prestam serviço extra conseguindo uns trocos para consumirem umas ganzas e beberem uns shots.
Para não ferir susceptibilidades tão melindrosas com a obra em questão, depois de conversar com os responsáveis da mostra e participar numa reunião, apercebi-me de que o executivo camarário tinha uma "batata quente na mão"... e decidi retirar a obra da mostra.
Talvez assim ajude a construir a Paz naquela região… mas não me parece!…

O que depois vim a saber justifica a "batata quente":
Um consórcio de capitais israelitas está a construir um Palácio de Congressos com 2500 lugares, um hotel e zonas residenciais e comerciais no centro de Vila Nova de Gaia!

Onofre Varela

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides