M. – O PR 17 O Oposicionista

“O Presidente da República, que não pode exonerar um membro do Governo sem ser por proposta do Primeiro-Ministro, discorda da posição deste quanto à leitura política dos factos e quanto à percepção [sic] deles resultante por parte dos Portugueses, no que respeita ao prestígio das instituições que os regem”.

Este é o infeliz comunicado de M. – O PR que, antes de o PM terminar a comunicação da sua decisão ao País, já estava afixado na página da Presidência da República.

M. – O PR ficou tão enxofrado com a decisão do PM que usou a ortografia brasileira em vez da portuguesa para comunicar a discordância que não tem o direito de verbalizar e, muito menos, de usar para manter unida a sua tropa contra o Governo.

M. – O PR manifestou no discurso de posse a incomodidade com a maioria absoluta do PS e, logo ali, denunciou a sua agenda. Com este comunicado, sem coragem nem pretexto para dissolver a AR, manifestou que continuará a vociferar contra o Governo num apelo pungente para que o ajudem a desgastar o adversário e a manter a liderança da oposição de direita que abusivamente assumiu. Os média ouviram-no, aliás.

O PM nunca interferiu na área de competências do PR e a reciprocidade não se verifica. Quem esperava a subversão dos resultados eleitorais à boleia de M. – O PR está agora dececionado com ele.

Como não percebo de infraestruturas aeroportuária, nem de lagares de azeite ou outras, não sei avaliar a competência técnica do ministro da tutela, mas sinto o odor a dinheiro dos interesses que se jogam nos bastidores onde se adia o aeroporto e se tecem intrigas contra o ministro.

M. – O PR tem de conter-se. Não pode continuar a desafiar o PM com a certeza de que, no dia seguinte, a imprensa propague que é o PM que desafia o PR.

Com o nervoso, não se espera que M. – PR respeite o órgão de soberania a que gostaria de ter presidido, mas podia, pelo menos, respeitar a ortografia no comunicado raivoso. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides