M. – O PR (15) O CONSPIRADOR

Sempre pensei que a economia faz mais pelos governos do que estes pela economia, mas não é esse o entendimento da direita.

Talvez por isso a direita portuguesa se tenha tornado tão violenta. No primeiro ano em que a CP dá lucro, pela primeira vez na sua história, e a TAP, muito antes do previsto, volta aos lucros, juntaram-se à agitação social de dois sindicatos claramente de direita SPAC e SMAQ, pilotos e maquinistas, os outros sectores de transportes públicos e o populismo da direita.

A direita não se conforma que a economia cresça sob um governo social-democrata, que as contas públicas estejam controladas e que a inflação esteja a ser reduzida no cenário de uma guerra travada no seio da Europa.

Foi preciso abafar com ruído as boas notícias sobre o PIB em termos europeus, esconder o crescimento, de 2,5% em termos homólogos e 1,6% em cadeia no 1.º trimestre, com a “aceleração das exportações de bens e serviços e um abrandamento das importações de bens e serviços”.

Não absolverei este governo dos erros de casting e das trapalhadas para que se deixou arrastar, mas não entrarei no desvario de abrir caminho a um governo de direita aliada à extrema-direita. Para isso a direita conta com um hábil conspirador, M. – O PR.

M. – O PR está sempre à espera de microfones, ávido de que lhe perguntem sobre a sua única e importante prerrogativa constitucional, a de dissolver a AR depois de ouvir o Conselho de Estado, independentemente do entendimento deste órgão consultivo.

M. – O PR deixa sempre no ar que o fará quando a fraqueza do Governo que ele próprio fomenta lhe permitir ter a alternativa que anseia.

Há ainda quem pense que M. – O PR hesitará perante a aliança do PSD ao Chega e não se dê conta de que essa é a sua menor preocupação, que, aliás, não poderá evitar, porque os governos dependem da AR e não do PR como ele deseja e se esforça por fingir, como o bilioso salazarista Cavaco percebeu com o primeiro governo de António Costa.

M. – O PR é o criador do cavaquismo e tem mostrado no seu passado de conspirador a eficiência na promoção das soluções mais à direita dentro do seu partido.

M. – O PR é o rosto urbano do cavaquismo que criou, da perfídia sibilina de um homem inteligente, culto e perigoso que prefere o confronto que urde ao conforto que devia.

M. – O PR, que dá notas a toda agente, tem de ser submetido ao escrutínio dos cidadãos.  


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides