A FALTA DE RESPEITO (QUE NOS TORNA PEQUENOS)

PERANTE OS IMIGRANTES QUE NOS ENGRANDECEM


Por Onofre Varela


A revista Visão (edição do dia 6 de Novembro de 2025) inclui um Dossier/Reportagem sobre imigração, com o título “Isto já não é um país acolhedor”, assinado pelos jornalistas Alexandra Correia, Lucília Monteiro e Francisco Romão Pereira.
Transcrevo o último parágrafo da reportagem, para suscitar o vosso interesse na leitura total deste magnífico trabalho jornalístico.
(As frases escritas entre parêntesis são minhas):
«Todos os indicadores económicos e demográficos apontam o valor inestimável da imigração para o nosso país. Vários sectores, como a agricultura, as pescas, o turismo e a restauração, não sobreviveriam já sem eles. O medo (disseminado por má-fé pelos xenófobos) é simplesmente algo sem fundamento. (Resulta) da emoção primária usada no discurso político para obtenção de vantagens eleitorais. Já o ódio, esse, tem várias explicações. Pondo o dedo na ferida: o racismo tem sempre implícita a ideia de que o outro ser humano vale menos. E, portanto, como bons cobardes, decide-se bater no elo mais fraco. Naturalmente, o discurso xenófobo vindo dos políticos atiça e inspira a violência nas ruas. Não há inocentes neste caminho. É nesta encruzilhada que nós, enquanto sociedade, nos encontramos (e para dela sairmos temos de crescer em termos de raciocínio humanista, não ouvir o ódio dos extremistas e combatê-los, até. Só assim faremos jus ao facto de sermos portugueses e termos herdado uma cultura solidária desde que andamos pelo mundo a deixar marcas em todas as regiões)»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017

HUMOR – Frases de AMÉRICO TOMÁS, um troglodita que julgávamos não ter rival