«TRUMP CONTRA A REALIDADE»
Onofre Varela
Do editorial do jornal espanhol El País, de hoje, transcrevo estas palavras:
«O presidente dos EUA encheu o seu discurso à Nação de falsidades e críticas a Biden, enquanto ignora as preocupações reais dos seus concidadãos.
Num discurso de 18 minutos preenchido com meias verdades, mentiras completas e exageros constantes, Donald Trump dirigiu-se aos seus compatriotas com um discurso que se supunha ser o anúncio das linhas básicas da sua administração para o ano de 2026.
A sua alocução, porém, acabou por se transformar num amálgama de declarações egocêntricas, promessas irrealizáveis e incompreensíveis, ataques pessoais ao ex-presidente Joe Biden, o que foi algo mais próprio de um líder da oposição, do que de alguém que ocupa a Casa Branca.
Usando um repertório de expressões xenófobas, Trump afirmou, imperturbável, ter terminado com oito guerras em todo o planeta, e protegido os EUA de uma invasão de criminosos libertados de cárceres e sanatórios mentais de países inimigos.
Para além disso, assegurou que, com ele na presidência, o país vive um dos melhores momentos económicos da sua história, que o desemprego está num bom nível, que “todos e cada um” dos líderes estrangeiros, com os quais fala, lhe asseguram que a América é o país “mais sexy do mundo”. E deixou a promessa de que irá baixar o preço dos medicamentos em 600%».
O pior deste discurso não é, só, um louco o ter proferido... o grave é o louco ser presidente da América e haver tanta gente que acredita nestes discursos de néscio... tanto lá, como cá.
Comentários