Novos oráculos…
“Se os mercados fossem perfeitos, o Fundo Monetário Internacional não existia... As agências de rating cumprem o seu papel e nós respeitamos as suas análises, mesmo quando não concordamos"…
Afirmou António Borges [director do FMI para a Europa]. link
Lapidar o raciocínio de um paroquial interveniente [e intermitente] economista político da área do PSD, neste momento, em funções no FMI.
É enternecedora esta tentativa de "humanização" dos mercados. Eles não necessitam de ser regulados. São - como qualquer ser humano - imperfeitos. Temos de os aceitar assim, doa a quem doer. Para nos “obrigar” a isso, existe o FMI.
E sobre o papel das agências de rating passou – como convinha - ao lado de todas as imperfeições. Serão – para o preclaro estratega do mundo financeiro - uma inquestionável fatalidade. Uma variante moderna [financeira] do oráculo de Delfos, sendo os burocratas do FMI as suas pitonisas e o mercado o seu Apolo.
Comentários
Como o espaço de formatação é limitado em extensão,deixo a ligação para o Alpendre da Lua, onde se encontra um meu texto, que deixo aqui como comentário.
http://alpendredalua.blogspot.com/2011/04/notas-do-meu-rodape-justificacao-para.html
Os accionistas dos bancos e das grandes companhias não têm rosto, mas são eles que verdadeiramente governam grande parte do mundo.É a esse nível que se encontra a mais perigosa mafia.
comércio,compra,feira,praça,preço.
Mas Mercador pode significar
comerciante,negociante,comprador,
vendedor,marchante,traficante,
chatim,cigano e trafulha.Mercantil pode significar ambicioso,cobiçoso,
vendível,vendável,especulador,
mercante,interesseiro,mesquinho.
Mas para esta arte de comércio, tráfico,negócio ou negociata,é indispensável ser-se espertalhão e
até mesmo velhaco e saber enganar o semelhante,pois infelizmente
anda meio mundo a enganar o outro meio.E isto desde há milénios que
o Homem é lôbo do Homem,e que existe a exploração do Homem pelo Homem,desde o cimo da pirâmide até
à base.Em escala menor,o plebeu espertalhão com astúcia para o negócio,também procura enganar o seu semelhante,imitando assim o grande comerciante.Por alguma razão a estátua de Mercúrio,o Deus do Comércio e dos Ladrões,está na Bôlsa de Valores.