Faleceu Álvaro Cunhal

O maior dos líderes históricos da democracia portuguesa faleceu hoje. O 25 de Abril fez emergir uma plêiade de políticos onde, no campo partidário, se destacaram quatro grandes personalidades: Álvaro Cunhal, Mário Soares, Sá Carneiro e Freitas do Amaral.

Cunhal era já um vulto do comunismo internacional quando a ditadura, que tão corajosa e coerentemente combateu, foi derrubada pelos capitães de Abril.

Preso, torturado, exilado e caluniado, Álvaro Cunhal foi um intelectual destacado e um dos espíritos mais brilhantes do século que passou. Destacado escritor neo-realista, exímio desenhista e pintor, crítico literário e de arte, foi um político de uma dimensão ímpar e de uma obstinada coerência.

Faleceu aos 91 anos o mais carismático líder do PCP e um dos mais respeitados comunistas de sempre.

Dos quatro vultos de há 30 anos, Mário Soares foi o maior do Portugal que somos. Álvaro Cunhal foi um dos maiores do Mundo que deixou de ser.

Carlos Esperança

Comentários

Anónimo disse…
Ah pois, o camarada Cunhal. Homem iluminado e esforçado. Condutor das turbas em luta. Que tenha boa viagem. Afinal está a tudo a morrer... Assim isto não presta. E depois dizemos mal de quem.
Anónimo disse…
Os comentários revelam a leveza com que se lê a História. E sei perfeitamente, por isso mesmo, que ao dizer isto, serei considerado um admirador de Cunhal. Fiquem então satisfeitos com as perversas aparências.
Anónimo disse…
O Mário Soares?!...
Ah, Ah, Ah, Ah, Ah!...
Não me faça rir!
Um dia vai ele e aí, a que é que a turba socialista se agarra? Ao Engº dos refugiados?!
Ah, Ah, Ah, Ah!...

Ramos Ferreira
Anónimo disse…
Cool blog, interesting information... Keep it UP Debt online reduction Dlp hdtv projector Girls playing with big sex toys

Mensagens populares deste blogue

Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017

HUMOR – Frases de AMÉRICO TOMÁS, um troglodita que julgávamos não ter rival