A «Bula Ineffabilis Deus»

Porque os crentes ignoram que a mãe de Jesus só se tornou virgem em finais de 1854, cumprindo a obra de misericórdia «ensinar os ignorantes», deixo aqui, para consumo dos devotos, uma oportuna referência à Bula de Pio IX que, em 8 de dezembro de 1854, declarou solenemente, fazendo apelo à autoridade suprema do seu magistério:

«A doutrina segundo a qual a Bem-aventurada Virgem Maria, no primeiro instante da sua conceição, foi por especial privilégio de Deus Omnipotente, com vista aos méritos de Jesus Cristo, Salvador do género humano, preservada imune de toda a mácula do pecado original, é revelada por Deus e deve por isso ser acreditada por todos os fiéis, firmemente e com constância». (Bula Ineffabilis Deus -- 08-12-1854).

Depois disto cessaram as discussões ginecológicas sobre a Virgem Maria.

Comentários

Monteiro disse…
A Virgem Maria só é virgem há pouco mais de 160 anos? e o AC e DC que queriam dizer antes de César e depois de César passou no reinado de D. João I para antes de Cristo e depois de Cristo e todo o Mundo foi atrás. Cristo nem percebia de calendários ao contrário de Júlio César que criou o calendário Juliano. A Igreja Católica tem sido proficuamente oportunista na construção dos dogmas das regras das datas e outras banalidades tais como no nosso tempo a Ressurreição de Cristo ter passado do Sábado ao Meio-Dia para o Sábado à Meia-Noite sem contar com a história do Pecado Original com que todos nascemos que apenas é instituído no Concílio de Trento para combater as ideias protestantes e por aí fora.
Maia disse…
Gosto muito de o ler e sou profundamente agnóstico, mas acho que está errada a sua interpretação da bula papal. Nesta bula não se proclama o dogma da virgindade de Maria mas a sua Imaculada Conceição, ou seja que Maria já nasceu sem o pecado original

Maia

Maia:

Agradeço-lhe o comentário e a vigilância crítica, mas, não sendo um exegeta, só posso interpretar a exótica Bula como sendo sobre a virgindade da alegada mãe de Jesus e não da avó.

Aqui lhe deixo, admitindo que possa ter razão, o articulado do Papa referido:

Dogma da Imaculada Conceição

A concepção sem pecado da Virgem Maria é um Dogma da Fé Católica, proclamado no dia 8 de dezembro de 1854, festa da Imaculada Conceição, pelo Papa Pio IX. O documento escrito pelo Papa diz o seguinte: 'Em honra da Trindade (...) declaramos a doutrina que afirma que a Virgem Maria, desde a sua concepção, pela graça de Deus todo poderoso, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Salvador do homem, foi preservada imune da mancha do pecado original. Essa verdade foi-nos revelada por Deus e, portanto, deve ser solidamente crida pelos fiéis'.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides