O envenenamento de Serguei Skripal, ex-espião russo, e filha

– Gás pode ser produzido em qualquer lado, segundo o Ministério da Defesa russo. Um perito militar químico afirmou que o gás neurotóxico utilizado, segundo o RU, para envenenar o ex-espião russo e a filha, pode ser produzido "em qualquer lado".

–  Cientistas não conseguem provar que veneno foi feito na Rússia. Os investigadores britânicos analisaram o agente nervoso, Novichok, que terá sido usado contra o ex-espião russo e a filha, não conseguindo detetar a sua origem.
(Notícias ouvidas há pouco)

A histeria concertada pelo Reino Unido e EUA contra a Rússia foi uma precipitação que só prejudica a Europa. Putin é um populista de direita que apela à mitologia czarista, ao nacionalismo e ao cristianismo ortodoxo, misturando o pior passado e os mais perigosos anseios dos povos russos, tornando-se um líder carismático.

O Ocidente demoniza-o como comunista, por ignorância, má-fé ou mera subserviência aos EUA. Foi curiosa a solidariedade com a pior e mais detestável adversária da União Europeia, a Sr.ª May.

Não se vê o que possa vir a ganhar a UE com a valsa dos diplomatas e sabe-se o que pode perder. É cada vez mais evidente a necessidade de ruído para abafar a derrota na Síria e esconder o fracasso do Brexit.

Cada vez confio mais no governo português.

Comentários

Griff disse…
O gás neurotóxico Novichok é produzido exclusivamente na Rússia.
Concorda-se que Putin é um Tzar. Também mafioso ditador e valentão.
O Brexit é irrelevante neste caso - a solidariedade européia é sobre o ataque químico em solo europeu que é quase um ato não declarado de guerra a partir de Putin.
Griff:

Tem provas de que foi a Rússia?

Hoje, no DN: «Ontem, além das reações britânicas e russas, também surgiu uma da Alemanha. O conservador Armin Laschet, ministro-presidente do estado da Renânia do Norte-Vestfália, criticou Londres. "Quando se força a solidariedade de quase todos os países da NATO, não se deve ter algumas provas? Independentemente do que se pensa sobre a Rússia, os meus estudos de Direito Internacional ensinaram-me uma maneira diferente de lidar com outros países", escreveu no Twitter.» (Pág. 15)
Griff disse…
O perfil dos leitores de DM parece um viés muito pró-russo em perspectiva.

No entanto, "não há outra explicação plausível" sobre o envolvimento russo.

O mesmo com Alexander Litvinenko em 2006 - envenenado com polônio-210 russo.
Eu não sou pró-russo, mas sei que o ónus da prova é de quem faz acusações.

E não esqueci as armas químicas de Saddam, caro Griff.
Griff disse…

Olá,

Na lei, além da dúvida razoável é suficiente para condenar. Só posso repetir: "não há outra explicação plausível"

Você quer dizer o gás Sarin que Saddam usou em Halabja?
De qualquer forma, acho que a guerra do Golfo contra Saddam estava certa. Foi o resultado que foi muito mal tratado. (Os americanos têm o hábito de desajeitado cumprimento da democracia, etc.)
Griff:

Temos pontos de vista diferentes. Eu preciso de provas, há quem se contente com a fé.
Griff disse…
Olá,

Sim, nós obviamente temos diferentes pontos de vista, mas com respeito, você se contradizer. Você parece se contentar com 'fé' quando diz: Cada vez "confio" mais no governo português - mas também, obviamente, você não tem nenhum prova ao contrário - isto é: que o ataque é provado por agência com envolvimento não-russo.
Suponha que 100% de prova sobre a Rússia seja dada ao OPEW, e um anúncio feito (a Rússia apenas negará). Assim, você nunca obterá a prova que deseja (de qualquer forma), a menos que seja um especialista em gás venenoso e veja as amostras, além de poder visitar reuniões de alto nível no OPEW, UE, OTAN, etc., etc.
Griff disse…
P.S. - OPCW não OPEW

e Putin está agora ficando desesperado?

https://www.huffingtonpost.co.uk/entry/russia-skripal-explanations_uk_5ac733abe4b09d0a11922dc9

https://euvsdisinfo.eu/figure-of-the-week-20/

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides