Touradas

«Devem ouvir-se igualmente ambas as partes» (Demóstenes, in Oração da Coroa, de 330 a.C)

Um enorme poeta, tal como o maior dos pintores ou outro grande escritor pode dizer disparates.

Quando estavam a serrar os cornos de um touro, no Campo Pequeno, alguém perguntou se também gostariam que lhes fizessem o mesmo.

O meu querido amigo Onofre Varela diz melhor com um desenho.

Comentários

Jaime Santos disse…
A diferença é que o touro exibe os seus cornos com orgulho, enquanto que quem lhos cortou deve ter é sentido uma valente dor na testa quando ouviu tal pergunta.

Agrada-me particularmente que alguém da mesma geração de Alegre como o Carlos Esperança mostre bem que a defesa do bem-estar animal e da nossa própria humanidade não é apenas a causa de uns quantos fedelhos que supostamente não compreendem as nossas 'tradições'. Aliás, essa causa não é de hoje...

“Considerando que as corridas de touros são um divertimento bárbaro e impróprio de Nações civilizadas, bem assim que semelhantes espetáculos servem unicamente para habituar os homens ao crime e à ferocidade, e desejando eu remover todas as causas que possam impedir ou retardar o aperfeiçoamento moral da Nação Portuguesa, hei por bem decretar que de hora em diante fiquem proibidas em todo o Reino as corridas de touros."

Decreto de Passos Manuel, de 19 de setembro de 1836.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides