Não gosto de que me decapitem

A decapitação do professor de História que exibiu na aula as caricaturas de um beduíno amoral, que criou uma religião de fanáticos através do plágio grosseiro do judaísmo e cristianismo, conduziu à sua decapitação por um fascista islâmico.

Quando um manual terrorista conduz à violência assassina, tal como o Mein Kampf, na política, é a civilização que fica em perigo e a liberdade de expressão coartada.

A morte do professor Samuel Paty, em França, é a metáfora do Islão dito radical, como se houvesse outro, como se os versículos não fossem os do Antigo Testamento, os que os patriarcas tribais da Idade do Bronze, atribuíram ao suspeito que inventaram – Deus.

Os europeus esqueceram as sangrentas guerras religiosas, o caminho percorrido com a Reforma, Renascimento, Iluminismo e Revolução Francesa, a Guerra dos Trinta Anos e a paz de Vestefália, e os mortos que a precederam, e os que ainda houve depois.

Foi a repressão política sobre o clero que permitiu a laicidade, um valor que se sobrepõe às legítimas crenças, que não conduzam à violência, caso em que a defesa da civilização deve combatê-las. A cruzada contra os Albigenses, a teocracia calvinista de Basileia, ou, mais recentes, a Cruzada de Franco contra a República e o terrorismo do IRA, deviam estar na memória como vacina da patologia beata contra a paz e a liberdade.

Na Europa, há recorrentes manifestações de vingança de uma civilização decadente que pretende impor pela força a religião identitária que a preservou na Idade Média.

As religiões têm de aceitar o direito às crenças, descrenças e anti crenças alheias, todos somo ateus em relação à religião dos outros. Exigir o respeito pela laicidade e liberdade de expressão é proteger os princípios cívicos e democráticos da nossa civilização, que fez da Europa a vanguarda da defesa dos Direitos Humanos.

Há 150 anos, ainda Pio IX excomungava o panteísmo, o naturalismo, o racionalismo, o indiferentismo, o socialismo, o comunismo, a maçonaria, o judaísmo, as outras igrejas cristãs, enfim, o livre-pensamento e todos os livres-pensadores. Era um talibã romano, a cabeça tortuosa que produziu a encíclica Quanta Cura, com o famoso Syllabus errorum.

A Europa foi capaz de amansar a violência papal, e não será capaz de impor o código de conduta democrática a todas as ideologias, políticas, religiosas ou outras?

Os muçulmanos podem dilatar as rezas, jejuns e genuflexões, virados para Meca, e odiar o toucinho, não podem estimular o terrorismo ou a lapidação, a pedofilia, a poligamia, a excisão do clitóris, a decapitação dos infiéis e as malfeitorias de que são capazes em nome do Deus que outros inventaram e eles tornaram mais sádico.

Não gosto que me decapitem.

Solidário com Samuel Paty, mártir da liberdade, publico caricaturas de um jornal que os beatos não toleram. 


Comentários

Manuel Galvão disse…
Todo bem. Discurso politicamente correto.
Mas não me parece avisado acenar com um trapo vermelho a um touro bravo, num descampado... não é um ato de bravura, e muito menos a afirmação de uma liberdade natural...
Parece-me mais uma estupidez... ou um suicídio.
As pessoas que o fazem, costumam pagar esse ato com a própria vida.
O fascista muçulmano que matou o prof ficou feliz por ter havido alguém que lhe proporcionou a oportunidade de se afirmar como mártir.
Jaime Santos disse…
Claro que nos devemos solidarizar com a vítima e com a sua família, assim como com toda a classe profissional dos Professores em França.

Mas o Carlos Esperança aproveita a ocasião para arrengar contra as religiões e contra o Islão em particular, apodando-o de radical, sem exceções.

Com isso, o que faz é transformar em inimigos todos os muçulmanos que embora discordem da difusão das caricaturas (como eu discordo, ser-se mal-educado é um direito nos países onde a liberdade de expressão existe, mas não deixa de ser má educação) não podem deixar de condenar o assassínio, que seguramente representa uma ofensa muita maior ao seu Deus como o veem do que qualquer figuração do profeta Maomé, que só pode ofender os fanáticos cuja fé é fraca.

A defesa do secularismo precisa da contribuição de todos os crentes e não-crentes, porque se trata do único sistema que respeita o direito de cada um a acreditar no que quiser, ou não o fazer, para que não voltemos ao triste panorama das guerras religiosas que vigorou até à Paz de Vestefália ou à ideia abstrusa de um choque de civilizações. À civilização islâmica devemos a preservação do legado greco-romano, assim como muitas contribuições nas ciências físicas, matemática, na arte de marear, etc...

Mas recordo-lhe que não são apenas os Estados confessionais que podem reprimir as crenças alheias, os ateus também e a guerrilha feita contra a ICAR em Portugal na Primeira República assim como na Segunda República Espanhola muito contribuiu para a reação que se lhe seguiu.

As pessoas conservadoras e religiosas, Carlos Esperança, não irão a lado nenhum... O Estado Laico não está obrigado a ser neutro relativamente a todas as ideias, mas convém que possa agregar a lealdade dos crentes, assim como a dos não-crentes. De outro modo, estamos condenados a perpetuar as guerras religiosas que tanto o afligem...
mensagensnanett disse…
NÃO É INGENUIDADE... É OTARISMO MILITANTE!
.
.
Perder tempo com o europeu-do-sistema do século XXI é otarismo militante!
Urge distância/separatismo desse pessoal: SEPARATISMO IDENTITÁRIO (separatismo-50-50).
.
O europeu-do-sistema-XXI está apresentado! È pessoal:
- que não gosta de trabalhar para a sustentabilidade!
.
Mais, o europeu-do-sistema-XXI é um vendido:
- a interesses económicos neo-esclavagistas (querem negociatas de abundância de mão-de-obra servil);
- a interesses económicos neo-colonialistas (querem impor a substituição populacional de autóctones... quando os autóctones não correspondem à rentabilização de investimentos);
- a aspirantes a donos-da-demografia (inclusive islâmicos!; nota: este pessoal é fornecedor de salvadores da demografia... e fornecedor de abundância de mão-de-obra servil);
.
Mais, em vez de discutir a valorização (pensando em empregos de alta produtividade) de todas as profissões da sociedade (isto não é igualitarismos!), o europeu-do-sistema-XXI opta tratar a mão-de-obra servil como 'carne-para-canhão':
- acusam de «RACISTAS» os trabalhadores que protestam afirmando: "num planeta aonde mais de 80% da riqueza está nas mãos de apenas 1% da população, quem deve pagar a ajuda aos povos mais pobres é a Taxa-Tobin e não a degradação das condições de trabalho da mão-de-obra servil de outros povos".
.
.
O problema dos aspirantes a donos-da-demografia (ex: africanos) não são Direitos Humanos... mas sim... ganância/tiques-dos-impérios:
- possuem imensos territórios ao seu jeito... pois mas... eles vêem nas Intenções Identitárias um obstáculo aos seus tiques-dos-impérios;
- mais, eles investem no caos para ocupar e dominar novos territórios.
{uma nota: os aspirantes a donos-da-demografia nunca dizem:
- «respeitamos a existência de povos autóctones no seu espaço...»}
Mais:
-» Os aspirantes a donos-da-demografia acusam de «RACISTAS» os povos que não estão interessados em corridas demográficas:
- ou seja, os povos que investem em filhos no sentido que eles tenham boas condições de trabalho... quer trabalhem (ou não) como mão-de-obra servil;
- ou seja, os povos NÃO interessados em receber a abundância de mão-de-obra servil que os aspirantes a donos-da-demografia estão disponíveis para fornecer.
-» etc.
.
.
O europeu-do-sistema-XXI, eles sim, é que estão interessados em 'tiques-dos-impérios':
- como as intenções identitárias são uma chatice para as suas negociatas...
{Leia-se: 1- acesso a mão-de-obra servil de baixo custo; 2- acesso a salvadores da demografia; 3- alugar/vender/leiloar tudo aquilo que puder a estrangeiros/naturalizados endinheirados; etc}
... o europeu-do-sistemaXXI, ao mesmo tempo que repudia nacionalismos, em simultâneo (como o nacionalista europeu, com os seus tiques-dos-impérios, efectuou muito trabalho anti-Identidades autóctones)... evoca que a herança nacionalista é um legado a preservar!
.
.
.
NOTA 1:
Os Separatistas Identitários não estão interessados em ‘tiques-dos-impérios´, mas sim, em LIBERDADE (a liberdade de terem tempo de prosperar ao seu ritmo), isto é:
– todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta -» inclusive as de rendimento demográfico mais baixo, inclusive as economicamente menos rentáveis.
Leia-se: Os ‘globalization-lovers’, UE-lovers, etc, que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros… e vice-versa: SEPARATISMO IDENTITÁRIO!
[blog http://separatismo--50--50.blogspot.com/]
.
NOTA 2:
Os Identitários não estão interessados em 'corridas demográficas'... no entanto... estão interessados em sustentabilidade demográfica!
Nota: Promover a Monoparentalidade (sem ‘beliscar’ a Parentalidade Tradicional, e vice-versa) é evolução natural das sociedades tradicionalmente monogâmicas!!!
Leia-se:
– urge dar incentivos (um exemplo: acesso a barrigas de aluguer) à disponibilidade emocional do indivíduo; isto é, a SEXO, ORIENTAÇÃO SEXUAL, ESTADO CIVIL É IRRELEVANTE... importante mesmo é a disponibilidade emocional do indivíduo para criar/educar crianças!
[blog http://tabusexo.blogspot.com/]
Manuel Galvão e Jaime Santos:

Parece que os franceses, depois de eu ter publicado este texto, estão a agir de acordo com o que escrevi.

Não se esqueçam que houve uma fatwa contra o professor Samuel. Poderá haver maior ofensa à República e à democracia do que uma sentença religiosa que foi executada?
Jaime Santos disse…
Não esperava, Carlos Alexandre que as autoridades agissem de outro modo que através da repressão dos criminosos. Mas não foi por defender isso que eu o critiquei e sim pela sua pretensão de querer qualificar os muçulmanos todos como intolerantes e radicais.

Quanto ao que disse Manuel Galvão, não sei as circunstâncias exactas que levaram Paty a mostrar as caricaturas, mas parece que não obrigou ninguém a olhar para elas. Seja como for, nada justifica esta barbárie.

Mas o nosso ponto de dissensão não é esse...
Jaime Santos disse…
Peço, desculpa, queria escrever Carlos Esperança... Deus me livre!
Jaime Santos,

Mais pedagógico do que os argumentos que poderia apresentar contra as religiões em geral e o islamismo em particular, cansado que estou de ver defender o Islão bom e misericordioso dos islamitas radicais, deixo aqui alguns versículos:

VERSÍCULOS CORÂNICOS
II- 8 a 10: “Entre os homens há os que dizem: “ Cremos em Deus e no Último Dia”, mas não são crentes.
Esses querem enganar a Deus e aos que creem, mas só se enganam a si mesmos, embora não o saibam.
Em seus corações existe uma enfermidade, que se agravará, terão um castigo doloroso por terem mentido.”
II-24: “Se não o fizerdes, e não o fazeis, temei então o fogo que tem por alimento os ídolos, e que foi preparado para os incrédulos.”
II-39: “Os que forem infiéis e recusarem a verdade contida nos nossos versículos irão para o Inferno, onde viverão eternamente.”
II-193: “Matai-os até que a perseguição não exista e esteja no seu lugar a religião de Deus. Se eles se converterem, não haverá mais hostilidade; esta não cessará senão para os injustos.”
V-33: “A recompensa dos que combatem Deus e o seu Enviado e se esforçam em espalhar pela Terra a corrupção, consistirá em serem mortos ou crucificados, ou no corte de sua mão e pé oposto, ou na expulsão da terra em que habitam. Isto será a sua recompensa neste mundo. Na outra terão um tormento enorme.”
V-36, 37, 38: “Se os que não creem tivessem tudo o que está na Terra e incluso outro tanto para com ele se resgatarem do tormento no Dia da Ressurreição, não se lho aceitaria: terão um castigo doloroso.
Quererão sair do fogo, mas não sairão. Terão um tormento permanente.
Cortai as mãos do ladrão (quer seja homem ou mulher) como castigo e aviso de Deus. Deus é poderoso, sábio.”
VIII-7: “…enquanto Deus queria que se tornasse patente a verdade das Suas palavras e exterminar até ao último dos incrédulos.”
VIII-12,13, 14, 15: “…lançarei o pânico no coração dos que não creem! Batei-lhes acima do pescoço! Batei-lhes nas pontas dos dedos!
Isto porque eles estão afastados de Deus e do seu Enviado, e os que se afastam de Deus e do seu Enviado são castigados, pois Deus é terrível no castigo.
Isso é vosso: saboreai-o e sabei que os incrédulos terão o castigo do fogo.
Ó vós que credes! Quando encontrardes os que descreem a avançar, não lhes volteis as costas.”
VIII-17: “Crentes! Não os matastes: Deus matou-os. Não atiras quando atiras: Deus é quem atira a fim de experimentar os crentes, pela sua parte, com uma bela prova.”
VIII-50: “Se pudésseis ver o momento em que os anjos chamam os que não crêem! Batem-lhes na face e nas costas, dizendo: “Saboreai o tormento do fogo!””
X-4: “…. Os que não creem terão uma bebida de água a ferver e um tormento doloroso, porque terão sido ímpios.”
XVIII-29: “…preparamos um fogo para os injustos: as suas labaredas os rodearão. Se pedirem auxílio, serão socorridos com uma água semelhante a ácido, que queimará os rostos. Que péssimo refrigério! Que mau apoio!”
XXII-19 a 22: “Esses – os crentes e os descrentes – são dois inimigos que combatem acerca do seu Senhor. Aos incrédulos preparar-se-lhes-á uma vestimenta de fogo; do cimo da sua cabeça verter-se-lhes-á água a ferver.
Com ela se derreterá o que há em seu ventre e na sua pele.
Serão açoitados com barras de ferro.
Cada vez que, angustiados, quiserem sair do fogo, dir-se-lhes-á: “Provai o tormento do fogo!””
XLVII-4: “Quando encontrardes os que não creem, golpeai-os no pescoço até os deixardes inertes; depois, concluí os pactos. Depois concedei-lhes favor ou libertai-os quando a guerra haja deposto as suas cargas. Assim agireis. Se Deus quisesse, vencê-los-ia sem combater, mas põe-vos à prova uns com os outros. As obras dos que sejam mortos na senda de Deus não se perderão.”
LIX-4: “Será assim, porque eles se afastaram de Deus e do seu Enviado. Quem se afasta de Deus sofre um castigo. Deus é duro no castigo.”
LXVI-9: “Ó Profeta! Combate os incrédulos e os hipócritas! Sé duro para com eles! O seu refúgio é o Inferno. Que péssimo destino!”
Jaime Santos disse…
O Carlos Esperança cai na mesma armadilha dos literalistas de todas as religiões e julga um texto histórico datado como se ele tivesse sido escrito ontem. A mesma coisa fazem aqueles que assassinaram o Professor.

Alguém disse que a leitura que alguém faz da Bíblia diz mais sobre essa pessoa que sobre o texto sagrado de Judeus e Cristãos. Não sou muito versado no Corão, mas suspeito que podemos dizer dele exactamente o mesmo.

Poderia chamar-lhe a atenção para o episódio da Bíblia em que Deus ordena aos judeus que matem todos os canaanitas derrotados, excepto as jovens virgens, que podem conservar para si. Ou a punição que espera dois homens que se deitem um com o outro, porque tal é uma abominação. Mesma no Novo Testamento, Cristo não é exactamente manso com aqueles que se recusam a acreditar na sua condição.

Devemos concluir daqui que Francisco é um fanático? Não me parece e também não creio que possamos julgar todos os muçulmanos como extremistas.

Agora se os empurrarmos, como quer a Extrema-Direita, para tal posição, eles não terão outro remédio senão assumi-la. É o que se chama uma self-fulfilling prophecy...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides