Marcelo Rebelo de Sousa – Subsídios para uma biografia ocultada (4889 carateres)

Depois da agradável surpresa de um PR inteligente, culto e simpático, sucedendo a dez anos de um empedernido e azedo salazarista, Marcelo começou a arruinar, no segundo mandato, a imagem do primeiro. Já gastou o cabedal de simpatia que mereceu.

A irrefreável tendência para comentar tudo, do futebol à política, da canoagem à poesia, das vacinas à economia, dos incêndios às inundações, das decisões políticas aos autores, dos OE à conduta das oposições, só se contém perante eventuais fugas de informação da sua Casa Militar e notícias de pedofilia eclesiástica.

Ao contrário dos beija-mãos ao Papa e aos bispos, exibe uma postura arrogante com os políticos, quiçá ressabiado da derrota na Câmara de Lisboa, do epíteto do PM que o fez ministro e das acusações de ser delator das decisões dos Conselhos de Ministros para os media, mestre na intriga e na dissimulação, nas pretensas idas à casa de banho.

O homem que chamou Lelé da Cuca ao dono do semanário que o nomeou diretor, para se desculpar com um teste aos revisores e lhe revelar, depois, que o considerava como pai, é o mesmo que escreveu a Marcelo Caetano o elogiá-lo: “Como Vossa Excelência apontou, Aveiro representou, um pouco mais do que seria legítimo esperar, uma expressão política da posição do PC e o esbatimento das veleidades «soaristas»1.

É ainda o mesmo que na entrevista telefónica à jornalista Alexandra Tavares-Teles, na revista Notícias Magazine, recordando, ‘como viveu o 25 de Abril’, refere a resposta que deu ao pai, influente ministro da ditadura, depois de este lhe ter dito que Marcelo Caetano lhe garantira que vinham a caminho de Lisboa tropas fiéis ao governo: «Disse-lhe o que sabia. ‘Não, pai, não vêm forças nenhumas, não pensem nisso, isto está a correr rapidamente. Acabou.’». E, quando a jornalista lhe perguntou: «De onde vinha essa certeza?», respondeu com aquela candura que usa na intriga e nos afetos:

- O António Reis [militante e dirigente político ligado ao PS] tinha-me avisado da proximidade do 25 de Abril com alguma precisão. E embora o meu pai fosse dos membros do governo teoricamente mais bem informados, percebi, naquele momento, que, de facto, estava muito pouco informado. Penso que ele terá transmitido a informação a Marcello Caetano e que este terá respondido: “Esse Marcelo Nuno só traz más notícias. Isso são coisas do contra». 2

Não sei o que mais admirar, se a insensatez do jovem político António Reis, a devoção filial de Marcelo ao ministro fascista ou a denúncia da Revolução ao governo e a traição à (in)confidência do amigo. Aliás, era interessante saber quando foi «aquele momento», o da indiscrição de António Reis a Marcelo Nuno e o da delação ao governo, através do [pai] ministro de Caetano. Felizmente, Marcelo Caetano não o levava a sério.

Marcelo não é só o hipócrita que, na apoteose da fé, deixou numa cama o sacramento do matrimónio indissolúvel e levou para outra as hormonas e o adultério3. Foi também, e é, o artífice das soluções mais reacionárias que a direita democrática tomou em Portugal.

Foi contra o SNS, lutando depois contra a universalidade, alegando a injustiça do seu caso, podia e devia pagar a saúde, e tinha direito à gratuitidade. Com Guterres pensou o referendo que atrasou a legislação que aprovou a despenalização da IVG. Este Marcelo, que lava mais branco o passado do que qualquer detergente as nódoas, será o mesmo cujos preconceitos pios preferiam a morte de mulheres cuja vida perigasse com a gravidez, a gestação obrigatória das vítimas de violação e das grávidas de um feto teratogénico?

Esteve sempre, nos costumes, do lado mais reacionário, tal como na política. Veja-se:

Marcelo Rebelo de Sousa, José Miguel Júdice, Santana Lopes, Manuel Durão Barroso e António Pinto Leite surgiram no início de 1984, organizados, para fazerem regressar ao poder, por via democrática, a velha política, sob o pseudónimo de “Nova Esperança”, e foram decisivos em dois congressos do PSD, em 1984 [Braga] derrotando Mota Amaral com Mota Pinto e, especialmente, em 1985 [Figueira da Foz], na improvável ascensão à liderança partidária do obscuro salazarista Cavaco Silva, derrotando João Salgueiro.

Marcelo não foi apenas líder do PSD, foi sempre o defensor das posições que são hoje minoritárias na sociedade portuguesa, por mais anestesiada e aturdida que se encontre.

Depois de dez anos de Cavaco, a reintegrar pides e a gozar os pingues fundos europeus conseguidos com a adesão à UE por Mário Soares, podia pensar-se que Marcelo teria o remorso cristão e democrático, e reincidiu na vivenda de Ricardo Salgado, juntando ao casal do anfitrião, o seu, o de Durão Barroso e o de Cavaco, para preparar a primeira candidatura vitoriosa de Cavaco a PR.

Nunca ninguém o confrontou sobre a posição que tomou quando Eanes defrontou o gen. Soares Carneiro, ex-diretor do presídio colonial de S. Nicolau e que, após a derrota, em afronta aos militares de Abril, Cavaco reintegrou no ativo e promoveu a CEMGFA.

Marcelo, que aceitou ser presidente da Fundação Casa de Bragança, saberia que o cargo era incompatível com a ética republicana e a presidência da República? Pode agradar à populaça, mas não serve a democracia.

Tenho por este PR o respeito mínimo a que o Código Penal me obriga; julgo-o capaz de quase tudo e com uma agenda perigosa. Vejo nele um perturbador da governabilidade e das relações interpartidárias, por obsessão dele e não por desconfiança minha.

É preciso avisar a malta! É urgente impedir a presidencialização do regime parlamentar através do PSD confiscado pelo PR.


1 (in «Cartas Particulares a Marcello Caetano», organização e seleção de José Freire Antunes, vol. 2, Lisboa, 1985, p. 353 via Abril de Novo Magazine)

2 (In Notícias Magazine, 22 de abril de 2018, pág. 20, 3.ª coluna).

3 Vocábulo da linguagem pia.  

Comentários

Jaime Santos disse…
Ironias à parte, Carlos Esperança, deixemos a Marcelo Rebelo de Sousa, ao seu rosário e ao seu confessor, os elementos da sua vida privada que não se coadunam com a sua fé pública.

Já se sabe que quem é crente raramente consegue ser coerente com aquilo em que acredita, mas como a Esquerda republicana e social-democrata convive bem com essa inerente fragilidade humana, e exige às pessoas apenas que sejam meramente decentes (opinião diferente parece ter uma certa Esquerda Marxista que acredita na austeridade pessoal e no sacrifício do indivíduo), é melhor que não nos acusem de sermos agora moralistas, porque na verdade somos o contrário...

Impoluta honradez sim senhor, santidade, não obrigado...

Até porque o resto do seu comportamento parece bem mais grave que essas bagatelas de alcova. A primeira preocupação de MRS parece ser MRS, no que ele não difere de Cavaco Silva, José Manuel Durão Barroso, Duarte Lima, Dias Loureiro e outros tantos figurões do cavaquismo, que por sua vez só diferem dele pelo nascimento e por uma certa falta de sofisticação (tirando Barroso, aliás, que até calha de ser o pior de todos).

Pacheco Pereira diz amiúde que Rebelo de Sousa é genuinamente um cristão perplexo com a complexidade e injustiça do mundo, mas francamente, não percebo bem em que é que isso se traduz no seu comportamento, ele que parece gostar da intriga e da pequena conspiração, sem grande objetivo que não o da promoção da sua carreira política. Nunca percebi qual a sua agenda. Esteve sempre foi contra tudo: SNS, aborto, regionalização e por aí a fora...

E a Direita ainda se queixa de José Sócrates. Só se for porque o ex-PM é bastante mais tosco do que eles a fazer o mesmo que eles fizeram. E ainda ao menos tinha uma ideia para o País. Errada, mas tinha...
Jaime Santos:

Que diferença entre a dignidade de Sá Carneiro e a hipocrisia de Marcelo!
Jaime Santos disse…
Sem dúvida. Mas Sá Carneiro assumiu a sua relação com Snu Abecassis sem vergonhas e ao que me lembro (era uma criança na época) queria casar com ela, a mulher é que não lhe concedia o divórcio.

E vale a pena lembrar que Mário Soares e Maria Barroso não se portaram muito bem com eles na altura...

Saúda-se agora a coragem de Paulo Rangel, muito embora tenha assumido publicamente a homossexualidade apenas após uma campanha vergonhosa que foi aparentemente feita contra ele no PSD.

Mas vindo de onde ele vem, não me surpreende a reticência, e ao que parece quem o conhecia sabia que nunca escondeu a orientação sexual. Dá um bom exemplo para os jovens provenientes de meios conservadores, que se debatem com o mesmos problemas que ele, mostrando-lhes que é coisa de que não é preciso ter vergonha.

Isto dito, continuo a não ir com a cara dele :). É um trauliteiro em campanha e alinha politicamente com a Direita passista e cavaquista. Não precisamos de um Passos culto, precisamos de um PSD recentrado, projeto em que Rio falhou.

Mas mais importante do que a questão dos costumes, que deveria ser irrelevante para quem é de Esquerda, mau grado a hipocrisia da Direita em relação a isso, Sá Carneiro era um homem com uma visão para o País, mesmo que se discordasse dela (nunca percebi como poderia um verdadeiro Social-Democrata, ou um verdadeiro Democrata-Cristão, no caso de Freitas do Amaral, apoiar o sinistro Soares Carneiro como candidato a PR).

Cavaco secou o PSD e não me parece que Marcelo alguma vez se tenha desvinculado do cavaquismo, como o Carlos aliás bem nota... Nem sequer me lembro de qualquer projeto estruturante que MRS tenha apresentado enquanto líder da Oposição...

A sua especialidade são mais as intrigas de salão...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides