25 de Abril – Há 48 anos, o dia de amanhã foi o dia esperado durante 48 anos

O dia de amanhã é dia mais belo de todos os dias das nossas vidas

Há quem, antes, não tivesse precisado de partido, quem não sentisse a falta da liberdade, quem se desse bem a andar de joelhos e a viver de rastos. 

Houve cúmplices da ditadura, bufos e torturadores, quem sentisse medo, quem estivesse desesperado, quem visse morrer na guerra os filhos e nas prisões os irmãos, e se calasse. Houve quem resistisse e gritasse. E quem foi calado a tiro, no exílio ou nas prisões. 

Uns pagaram com a liberdade e a vida a revolta que sentiram, outros governaram a vida com a vergonha que calaram.

Houve quem visse apodrecer o regime e quisesse a glória de exibir o cadáver e a glória da libertação. Viram-se frustrados por um punhado de capitães sem medo, por uma plêiade de heróis que arriscaram tudo para que todos pudéssemos agarrar o futuro.

Passada a euforia da vitória, ninguém lhes perdoou. Os heróis da mais bela revolução da História e agentes da maior transformação que Portugal viveu foram proscritos e humilhados por quem lhes devia o poder. 

Uns ignoraram os cravos que lhes abriram a gamela onde refocilaram, outros ilibaram os crápulas que nos oprimiram, outros, ainda, sem memória nem dignidade, afrontaram o dia 25 de Abril com afloramentos fascistas e lúgubres evocações do tirano deposto.

Perante os ingratos e medíocres deixo aqui a TODOS os capitães de Abril o meu eterno obrigado.

Não quero saber o que fizeram depois, basta-me o que nesse dia fizeram.

Obrigado a todos. Aos que partiram e aos que ainda vivem. Por cada afronta que vos fazem é mais um pedaço de náusea que provocam.

Apostila – A foto que publico é digna do dia de hoje, 24 de abril, imagem de ingratidão e indignidade de quem exonerou o cravo da lapela. Pela primeira vez, os capitães foram os ausentes da AR no dia 25, um gesto de grande dignidade carregado de simbolismo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides