O XXV GOVERNO CONSTITUCIONAL E O PR

O XXV GOVERNO CONSTITUCIONAL E O PR #montenegronãomarcelonunca

Isto não é um governo, é o regresso a S. Bento da empresa de marketing depois do êxito eleitoral em eleições que o PM provocou antes de poder ser julgado pelo mau desempenho. É a recidiva do XXIV, nascido do parto precoce em Belém, com D.ª Lucília Gago como parteira, em vez de aguardar os três anos que faltavam à sua gestação.

Montenegro, Aguiar Branco e o Chega são efeitos secundários de um parágrafo de 7 de novembro de 2023 em que a justiça derrubou um governo em exercício de funções, com maioria absoluta, efeito consolidado com a dissolução do Parlamento, ansiada pelo PR.

Como é possível que o País, vítima de duas eleições indesejadas e evitáveis, dezanove meses depois, não tenha ainda exigido explicações sobre as suspeitas que ditaram a queda do PM António Costa?! E não se pedem contas pelos graves danos económicos, financeiros e reputacionais que o País sofreu?

Hoje intuímos que a direita odiava ver as comemorações do cinquentenário do 25 de Abril com a esquerda no poder, um governo com excedentes orçamentais, a dívida do Estado a regredir e o pingue PRR a executar quando crescíamos acima da média da UE.

Este governo vai durar e, pior, arriscamo-nos a que a extrema-direita passe a alternativa. Regressou com a esquerda desfeita, o PR desacreditado e a extrema-direita à espera da melhor oportunidade para o substituir.

Depois de ter dado tudo a alguns e prometido a todos muito mais, baseado em projeções económicas em que ninguém acreditava, nem o governo, é de temer que quem vendeu as ilusões que o reconduziu ao poder, não passe do regente da orquestra do Titanic.  

Agora é aguardar os prometidos aumentos de pensões e de vencimentos e a reduções do IRC e IRS enquanto as despesas com a Defesa vão chegar a 2% já este ano.

A recondução dos ministros comprometidos com as privatizações e a liquidação do SNS auguram o pior, mas, como há muito não me canso de repetir, o ministro mais perigoso é o das Finanças. Tem poder para não reconduzir Mário Centeno no Banco de Portugal, só não tem poder para ser Centeno.

Já não estou em idade de emigrar, mas esta gente assusta-me.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017

HUMOR – Frases de AMÉRICO TOMÁS, um troglodita que julgávamos não ter rival