O cristianismo ortodoxo ainda vive na Idade Média

O bispo ortodoxo grego, Ambrósio de Calávrita, atribui a culpa dos incêndios da Grécia ao ateísmo do primeiro-ministro Tsipras, ateísmo que ainda mantém a parasitária Igreja ortodoxa-grega isenta de impostos.

As Igrejas ortodoxas não sofreram a influência civilista do direito romano, ao contrário de outras igrejas cristãs, nomeadamente a católica, e, por isso, não sabem viver sem o Estado. Nas Igrejas ortodoxa-grega ou ortodoxa-russa, a laicidade é um valor ausente, o que as torna incompatíveis com Estados modernos.

Na Grécia, só a imposição da União Europeia conseguiu que a religião deixasse de ser referida nos documentos de identidade. O batismo era obrigatório e a única modalidade de casamento era a canónica, e não há praticamente adultos que tivessem passado pela escola sem terem sido obrigados à doutrinação religiosa.

Voltemos ao bispo Ambrósio mais troglodita do que o deputado do PSD Carlos Abreu Amorim e e que faz parecer progressista o cardeal Clemente, de Lisboa, mais parecido com o arcebispo de Atenas, Sebastianos Rossolatos, que não exclui que o fogo seja doloso e fala da responsabilidade humana e do Estado, tendo este último o pecado de ter um PM que recusou a sua unção.

O bispo Ambrósio não é um solípede alimentado a palha, mas é um veículo litúrgico em rota de colisão com a democracia e a modernidade. É uma ave necrófaga, indiferente ao sofrimento, interessado em assustar e massacrar pessoas fragilizadas pela tragédia.

O Deus do sr. bispo Ambrósio não é imenso e, perante a impotência face à calamidade que atingiu a Grécia, deixa à solta, sem cabresto nem bridão, o solípede paramentado a debitar insânias.

Na Grécia, a Igreja está ao nível do provedor da Misericórdia de Pedrógão Grande ou da D. Nadia Piazza, sem um pingo de pudor ou respeito pela dor de quem sofre.

Num caso há a ambição política. E no outro, também.

Comentários

Monteiro disse…
Estou convencido que em Portugal muitos incendiários actuaram numa perspectiva anti socialista e anti comunista como sendo o comunismo uma representação do diabo.Algumas pessoas são tão fanáticas que para combater o governo não se importam de deitar tudo a perder porque Deus as compreende e lhes perdoará. Não tenho provas de nada mas conheço um bocado a essência da infraestrutura mental do povo português que vive agrilhoado desde 1536 com a introdução da Inquisição em Portugal. Segundo Hermano Saraiva, Gil Vicente morreu nesse ano queimado em Évora pela Inquisição, pela mesma razão que Rui Rio recusou o nome do comunista José Saramago a uma rua no Porto numa Câmara de maioria PSD/CDS.
e-pá! disse…
Interessaria saber quais os interesses (venais!) da Igreja Ortodoxa Grega no coberto florestal da Grécia ...
Ou muito me engano - ou na ausência de cadastro florestal que é regra nos países do sul da Europa - esta 'confraria divina' será a grande proprietária da floresta grega.
O bispo Ambrósio poderá estar a tentar salvar a propriedade florestal (será o grande proprietário fundiário) de uma eventual regulamentação, que seja capaz de promover e disciplinar a reforma e estruturação da floresta.
E daí a inquisitorial evocação do ateísmo de Tsipras, como se fosse um crime... e cujas eventuais e futuras medidas sobre este problema são antecipadamente 'proscritas'.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides