O futuro – O aquecimento global, a ecologia e a demografia

Não é preciso ser inteligente, para perceber que estamos perante uma equação de difícil ou impossível resolução, nem sábio, para saber que é urgente uma solução para que haja futuro para as próximas gerações.

Há uma coisa que todos sabemos, o capitalismo não é verde, e o socialismo também não foi. A necessidade de encontrar uma forma de transição para um novo paradigma é mais difícil do que encontrar solução. De qualquer modo, nunca será possível com o aumento permanente da população mundial.

Estamos ligados a um modelo de que dependem os empregos e a sobrevivência possível de uma parte importante da Humanidade, enquanto outra morre à míngua e cada vez se torna mais ameaçadora a falta de água potável e, a prazo, de alimentos, oxigénio, ozono e o próprio habitat para quem quer que seja.

Há interesses poderosos que não permitirão fazer a transição, mas é o interesse de cada um de nós, habituado a um modo de vida, que mais entraves põe à mudança. Dispensar o automóvel ainda é possível, mas as pessoas que vivem da indústria não pensarão do mesmo modo. Consumir menos água e evitar perdas colossais na distribuição é o que se afigura mais viável, mas prescindir de hábitos de higiene, de alimentos que são grandes consumidores de água e do bem-estar que esta nos proporciona, enquanto milhões de pessoas fogem às secas, é bastante mais difícil.

É fácil diagnosticar problemas, mas difícil contribuir para a sua solução. Os modelos de desenvolvimento não se adaptam às necessidades da sobrevivência futura. Quem aposta no crescimento contínuo insiste numa utopia impossível.

O único crescimento contínuo tem sido o da população do Planeta e raramente entra na equação dos que se preocupam para além dos anos que ainda lhe restam.

Assim, não podemos continuar. Oito mil milhões de habitantes já exigem meio Planeta mais e os 10 mil milhões, que dentro de duas décadas seremos, exigem mais 25%.

Caminhamos alegremente para o suicídio ou esperamos que os loucos, que vão tomando o poder no mundo, nos eliminem?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides