Os sub 50...

…desde que milito no PS (desde os meus 14 anos… portanto há 14..) sempre me habituei aos rostos daqueles que dirigiam o PS … sempre os mesmos!!

O problema (não sei se de cultura ou geracional) não é apenas do PS mas sim de grande parte das organizações em Portugal: a eternidade das lideranças..

Vejam bem: há quantos anos andamos a aturar o Carvalho da Silva (CGTP), o Proença (UGT), o Presidente da Ass. Nacional de Farmácias, da AIP, da AEP, da CIP… o Valentim do Futebol,... o Jaime Soares, o Ruas, o Mário de Almeida das Câmaras Municipais…..?? tempo demais!!… será que as novas gerações não se interessam pelo exercício da liderança dessas organizações?? … Não me parece.

O problema reside na falta de estratégia de quem lidera as organizações: preparar as gerações seguintes para liderar, para serem novos protagonistas, transmitindo-lhes o conhecimento….

Isto a propósito do PS Coimbra: volvidos 14 anos encontro as mesmas lapas..

A questão é esta: tirando os dirigentes com + 50 anos estará a geração seguinte preparada para o exercício de cargos de liderança política ou exercício de cargos públicos?? Haverá concerteza tantos quantos os dedos de uma mão .. .demasiado pouco!! .. olhamos para o calhabé e verificamos o contrário.. inclusivamente na CMCoimbra onde colocaram muitos dos seus jovens quadros...

Talvez o problema no PS não exista .. porque talvez não seja precisa a geração seguinte.. talvez os mesmos estejam já preparados para exercer os mesmos… até que a morte os separe….

Resquícios salazaristas….

PS: sob pena de me acusarem que quero algo… poupo-lhes as ofensas… tenho mais que fazer!!….

Comentários

Anónimo disse…
O Miguel anda mesmo profundo e confunde-nos: vai pela direita? vai pela esquerda? bate no da frente? bate no de trás?
Miguel Oliveira disse…
Sempre pela esquerda!! batendo no que me parece justo.. sem comprometimentos..
..a razão pela qual ainda o consigo confundir.

abrç
Anónimo disse…
O poder dos Antigos Orfeonistas: já foram novos, mas abafam o coro dos actuais orfeonistas. Caquéticos, preferem ser coveiros do futuro do Coro dos (actuais jovens) Orfeonistas a abrirem mão das mordomias, benesses, passeios, influências, etc. São pobrezitos, coitados, mas não se lhes arranjará outro complemento de reforma?
Deplorável bafio que Coimbra suporta.
FP
Mano 69 disse…
Ó anónimo
Essa interessa sobre os Antigos Orfeonistas, não quer contextualizar? Ou é mais uma boca da reacção!
Anónimo disse…
Será preciso contextualizar afirmações simples e directas?
Quem tiver dúvidas, poderá falar com a AAC, contactar o grupo dos Antigos Orfeonistas do Orfeon Académico de Coimbra (velhos, portanto), ou o grupo dos Orfeonistas do Orfeon Académico de Coimbra (actuais, portanto).
Dêem notícias vossas. Pode ser?
FP
Anónimo disse…
Ó S. Pedro leva-os por favor porque só mesmo a morte. e dá geitinho ao negócio!
Anónimo disse…
Já repararam que o o Eng. Socrates, está a fazer a renovação do PS, "afastando" os prováveis candidatos à Presidência da República, tais como: António Guterres, Jaime Gama, Freitas do Amaral (indigitaram-no ministro para que ele não se "propusesse" a candidato do PS ao mais alto cargo da nação). Não estará ele a criar espaço a candidatos novos e pouco desconhecidos? Se a máxima : acontecimentos provocados pela globalização têem ressonância a nivel local... vai-se a ver que, a longo ou médio prazo isso irá acontecer regionalmente. Mas uma pergunta: quem (jovens e menos jovens... não gosto do termo velho)no PS/Coimbra, para iniciar essa renovação? ...As "revoluções" não são fáceis!!!
Anónimo disse…
O Baptista e o Vilar entendem-se bem. já não precisam da renovação, compraram a geração seguinte, controlam-na: O Portugal é deputado, o Tralhão vai na lista de vereadores para a Praça 8 de Maio (sim porque o Baptista vai ter dificludades na elaboração da lista.

Assim se vê a força das lapas.
Força Miguel!! estams contigo!
Mano 69 disse…
LAPA(S)

(…)
A quarta palavra é portugueza talvez vinda do grego λάπαθοζ, e que quer dizer uma caverna na encosta de montes e coberta por um penedo ou chapa de pedra, que isto significa tambem a palavra lapa. (…) e as lapas dão abrigo aos pastores, como diz Luiz de Sousa na vida do Arcebispo:«E vio juntamente que ao pé do penedo se abria uma lapa que podia ser bastante abrigo para o tempo.» - Em estilo poetico as nymphas e os deoses campestres habitão as grutas, as feras os antros, os facinoras as cavernas, e os zagaes (pastores) acolhem-se ás lapas.

ROQUETE, J.I., O.F.M. 1885: 66-67
Anónimo disse…
Meu caro Mano 69,

quando aludi às Lapas... lembrei-me daquele saboroso petisco madeirense... as lapas encontramo-las nas rochas.. é preciso ter arte para as retirar.. caso contrário mais se colam às rochas... não lhe parece semelhante?
Mano 69 disse…
Ó Miguel Oliveira

Essas lapas podem-se comer grelhadas e as outras não porque seria considerado canibalismo ou pior, tipo assédio… No entanto se reparar o texto fala de uma caverna (o PS/Coimbra) que tem a entrada coberta por um Penedo (hummmm quem será?). As próprias lapas dão abrigo aos pastores, aqueles que conduzem o rebanho.
É a questão da “eternidade da liderança” que referiu e que acontece em qualquer partido, das posições monolíticas do género nem faz nem sai de cima.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides