Humor de Hugo Chávez

Caracas, 1 out (EFE) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, enviou hoje uma mensagem de solidariedade ao povo americano pelas dificuldades que sofre em conseqüência da crise financeira que afeta os Estados Unidos. (Leia mais…)

Comentários

e-pá! disse…
Não julgo que seja propriamente humor...

É clássico - em situações de conflito latente ou permanente - separar-se (distinguir) o Povo dos seus Governantes.
Nem uma só vez Chavez cita a Administração americana, particularmente, G.W. Bush, que no íntimo considera o responsável máximo pelo descalabro financeiro americano que prevê vir a afectar o Mundo.
Embora afirme não ter qualquer preferência entre McCain e Obama (o "antiamericanismo" feroz, oblige) quis, já com alguma afectação, chamar a atenção dos americanos que a actual crise não deve morrer solteira.

A sensação que transmite é que o povo americano está a ser vítima de uma nefasta praga.
E o vírus que alimenta essa praga está, subliminarmente, identificado na mensagem de solidariedade.

Portanto, não é o humor que prevalece, e se calhar, nem sequer lá está.
A mensagem, pode conter alguma ironia formal, mas está pejada de intencionalidade.

Parece-me mais um episódio da guerrilha política (e verbal) que Hugo Chavez protagoniza contra os EUA.
Na verdade, o que se pode - em certa medida - verificar, é, que, Chavez, vai adquirindo mais sofisticação, mais subtileza.
Em suma, está a refinar-se.

Mensagens populares deste blogue

O Sr. Duarte Pio e o opúsculo

Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017