PROJECT EUROPE 2030 - Challenges and Opportunities.

O Grupo de Reflexão Europeu (eufemísticamente denominado o “grupo de sábios”) que foi encarregue pelo Conselho Europeu da tarefa de (re)pensar o futuro do Velho Continente, integra figuras relevantes da intelligentia europeia.
Um colectivo de personalidades públicas como são Felipe González (coordenador do Grupo), Vaira Vīķe-Freiberga, Jorma Ollila, Lykke Friis (até Novembro de 2009), Rem Koolhaas, Richard Lambert, Mario Monti, Rainer Münz, Kalypso Nicolaïdis, Nicole Notat, Wolfgang Schuster e Lech Wałęsa, redigiram um importante documento de reflexão e análise que, no sábado passado, entregaram a Herman Van Rompuy, primeiro presidente do Conselho Europeu, na sequência do Tratado de Lisboa.

O “PROJECT EUROPE 2030” é uma importante reflexão sobre o futuro da Europa, um documento que deve interessar a todos os seus cidadãos.
link

Pode ler-se no preâmbulo do texto:
“...Os resultados apurados não tranquilizam nem a União (Europeia), nem os seus cidadãos:
a crise económica global; os Estados resgatando bancos; o envelhecimento da população que ameaça a competitividade das nossas economias e a sustentabilidade dos modelos sociais; a pressão sobre redução de custos e salários; os desafios das mudanças climáticas; o incremento da dependência energética; as mudanças no Leste na distribuição da produção e da poupança.
E, em cima disso, as ameaças terroristas, o crime organizado e a proliferação de armas de destruição maciça, pairam sobre nós (Europa)....”
[tradução livre]

De seguida, o relatório do Projecto Europa 2030, faz duas inquietantes interrogações:
“Será que a UE é capaz de manter e desenvolver os níveis de prosperidade, neste Mundo em mudança?
Será (a UE) capaz de defender e promover os valores e os interesses europeus?”

A resposta das citadas personalidades a estas duas questões é positiva. Defende - este Grupo de Reflexão - que a UE pode ser um agente da mudança, um espaço criador de tendências e não apenas uma testemunha passiva…

Enfim, um documento a ler e digerir com recato e atenção, do qual se aguarda a tradução do texto integral em português e a sua ampla divulgação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides