Mensagens populares deste blogue
Divagando sobre barretes e 'experiências'…
Por
e-pá!
-
Um dos homens que em Portugal sabe desta ‘poda’ (financeira), isto é, das suas ' maningâncias ' assente num saber camoniano (de 'experiência feito') é João Rendeiro (de sua graça) que resolveu produzir sobre o ‘caso GES/BES’, em desenvolvimento, algumas afirmações deveras preocupantes. Trata-se de um expert que sendo, neste momento, um dos principais arguidos no processo BPP ostenta publicamente o ‘ savoire faire ’ relativo a estas coisas e é tido pelos ‘ mercados ’ como um analista qualificado (que terá apreendido com o ‘desastre BPP’). Este ex-banqueiro (actualmente está inibido de exercer essa ‘profissão’) que virou comentador económico-financeiro na blogosfera ( link ; link ) admite que o impacto na economia gerado pela ‘crise GES/BES e associados’ poderá ser quantificado numa queda do PIB que atingirá 7,6% link . Até aqui as preocupações políticas (do Governo e dos partidos) têm-se centrado sobre quem vai pagar a falência do Grupo (BES incluído) e as c
26 de agosto – efemérides
Por
Carlos Esperança
-
1789 – A Assembleia Constituinte francesa aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. (Fizeram mais os deputados franceses num só dia do que todos os clérigos desde que o deus de cada um deles criou o Mundo). 1931 – Tentativa de golpe de Estado em Portugal contra a ditadura. (Há azares que se pagam durante duas gerações. Este levou quase 43 anos a reparar). 2004 – O Supremo Tribunal do Chile retirou a imunidade ao antigo ditador Augusto Pinochet. (Vale mais tarde do que nunca).
Comentários
duvida-se de tal efeito 20 mortos nos hospitais, muitos feridos é pouco provável efeito dominó
pelo menos para já
em Marrocos aparentemente tudo calmo
na argélia manifestações pouco significativas
da líbia....nada
Há necessidade de ter em conta um pormenor da maior importância. Hosni Mubarak tem as suas raízes nas Forças Armadas que, no actual momento, são a guarda pretoriana do regime.
Por outro lado, existe outra situação interfere com actual momento. O octagenário Mubarak não deverá candidatar-se às próximas eleições. Quer impor um filho como sucessor. E esta será uma situação que pode "quebrar" o apoio incondicional das FF AA egípcias.
No momento, uma situação substancialmente diferente da Tunísia onde as FF AA "empurraram" Ben Ali pela borda fora. Mas uma situação que, rapidamente, pode sofrer [inesperadas] evoluções .
Finalmente, Mohamed ElBaradei, Prémio Nobel da Paz [2005], ex-director geral da Agencia Internacional de Energia Atómica, ex-diplomata na ONU, professor de Direito Internacional em Nova York, neste momento ausente no estrangeiro, manifestou já o seu apoio às "manifestações de raiva" em curso e regressará de imediato ao Cairo. É, para além, um assumido candidato alternativo à sucessão de Mubarak.
Muito complexa a situação egipcia...