Gaza, ...outra vez?

Na zona tampão [buffer zone] da faixa de Gaza voltaram a registar-se incidentes – 4 soldados israelitas feridos - situação que pode agravar o aparente status quo que tem vigorado no Médio Oriente. link

A violação da zona tampão é um facto raro já que se trata de uma área de extrema segurança sujeita a um apertado e rigoroso controlo.
Soldados israelitas abriram, hoje, fogo sobre um grupo palestino que tentavam colocar uma bomba perto da barreira que separa Gaza de Israel. O tiroteio foi curto e terá ferido 1 palestino.

Entretanto, hoje, verificaram-se flagelações oriundas de Gaza com projécteis que atingiram o Sul de Israel que, por sua vez, respondeu com bombardeamentos aéreos… [sobre Gaza].

Os ingredientes para uma nova situação explosiva no Médio Oriente, subsidiária do impasse das conversações israelo-palestinas, mediadas pelos EUA, começam a convergir.
Para além do Afeganistão, do Irão, do Iraque, da Coreia do Norte, etc,, o Médio Oriente é um tradicional atoleiro da política externa americana. Agravada, neste momento, pela diminuta capacidade de intervenção de Obama [refém da maioria republicana].

Uma nova ofensiva israelita em Gaza poderá estar na forja…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides