O Papa no seu labirinto


O papa Bento XVI manifestou sua preocupação com as novas leis para uma educação laica na América Latina e solicitou a protecção das minorias cristãs no Oriente Médio, em um discurso pronunciado nesta segunda-feira perante o corpo diplomático.

Comentário: B16 quer a laicidade no Médio Oriente e o proselitismo católico na América Latina. «Sol na eira e chuva no nabal» - como diz o povo.

Comentários

Banda in barbar disse…
Nã o povo diz

zum geburtstag alles gute

jawohl....achtung und

Alles gute zum geburtstag, alles gute für dich.

Alles Liebe Kristus
e papamóvel nie zurück
e-pá! disse…
A "duplicidade" argumentativa de Ratzinger é bizarra: por um lado, critica os Países que defendem a educação sexual nas Escolas, por outro, condena os Estados que eliminaram os simbolos religiosos da vida pública.

Estas conjecturas só aparecem a nu porque o papa recusa-se a aceitar a laicidade. E, em muitos Estados, a laicidade começa, exactamente, pelo Ensino.

Bento XVI pretende navegar em águas turvas e continua a querer estabelecer uma propositada miscelânea entre Estado laico e ateu. Sabe, como todos nós, que o Estado laico é o único que pode garantir e proteger a liberdade religiosa de cada cidadão.
Mete-se nestes labirintos de raciocínio porque, de facto, a ICAR nunca desistiu de interferir na definição das políticas dos Estados, nomeadamente nas áreas dos direitos e garantias dos cidadãos e na política social.

Intervenções deste tipo - cada vez mais frequentes - são perigosas para o Vaticano. Elas podem, a médio prazo, gerar, em Paises como Portugal, movimentos tendentes a questionar a Concordata em vigor. "Carta de privilégios" para os católicos que, cada dia, se mostra para além de inadequada, intolerável.

As recentes questões, vividas em Portugal, questionando ensino público versus privado, inserem-se nesta estratégia vaticanista cuja resolução poderá passar pela abolição da Concordata. Na verdade, um verdadeira afronta às outras religiões e aos não-crentes, que convivem num Estado "formalmente" laico.
Anónimo disse…
Papa 'declara guerra' a nomes esquisitos

O Papa Bento XVI fez saber que não aprova a moda recente de dar aos recém-nascidos nomes de estilistas, marcas, jogadores de futebol e outros.

Mais aqui: http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=8988

Livro sobre educação sexual gera polémica no Paquistão

Um livro cujo objectivo é educar os jovens muçulmanos para a sexualidade sem desrespeitar a doutrina islâmica está a causar polémica no Paquistão.

Mais aqui: http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=8983

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides