Tarrafal – o Campo da Morte Lenta (90.º aniversário) e outros crimes da ditadura
Urge lembrar o Massacre de Batepá (do português coloquial
"Bate-Pá!") atrocidade das tropas coloniais em S. Tomé e Príncipe, 3
de fevereiro de 1953, em que fuzilaram talvez mais de mil homens, mulheres e
crianças, por motivos laborais e mera crueldade; o de Pidjiguiti, cerca de 50
mortos e 100 feridos, que instigou o início da luta de libertação da
Guiné–Bissau, também por motivos laborais; o de Wiriyamu, na guerra colonial,
16 de dezembro de 1972, com pelo menos 385 mortos da população civil.
Recordar o que foram as mortes em plena rua das cargas da
GNR e da polícia de choque da PSP, é uma obrigação cívica, ainda que os
requintes de crueldade e sadismo fossem atingidos pela Pide nos interrogatórios
e nas masmorras, e em assassínios arbitrários.
Mas hoje é dia de recordar o Tarrafal, esse campo da morte e
da tortura onde a brandura dos costumes, alegada pelo ditador vitalício, era a
imagem do regime beato e amoral.
Recordemos, pois, as vítimas do Tarrafal:
Há 90 anos, no dia 29 de outubro chegaram ao Campo de
Concentração do Tarrafal, 152 presos políticos, onde era mais doce a morte do
que o Inferno que os torturadores lhes reservavam.
Foram 11 dias de viagem, de Lisboa ao Tarrafal, que a
primeira leva de vítimas levou a chegar, grevistas do 18 de janeiro de 1934, na
Marinha Grande, e marinheiros dos que participaram na Revolta dos Marinheiros
de 8 de setembro desse ano.
O Tarrafal foi demasiado grande no campo da infâmia e do
sofrimento para caber num museu. Salazar teve aí, no degredo da ilha de
Santiago, Cabo Verde, o seu Auschwitz, à sua dimensão paroquial, ao seu jeito
de tartufo e de fascista.
Ali morreram 37 presos políticos desterrados, na
«frigideira» ou privados de assistência médica, água, alimentos, e elementares
direitos humanos, alvos de sevícias, exumados e trasladados depois do 25 de
Abril.
Edmundo Pedro, o último sobrevivente, chegou ali, com 17
anos, na companhia do pai. Como foi possível tamanho sofrimento no silêncio
imposto pela ditadura?
E como é possível o esquecimento da democracia? Dói muito,
dói pelo sofrimento dos que lutaram contra o fascismo e pelo esquecimento a que
os votam os que receberam a democracia numa manhã de abril com cravos a florir
nos canos das espingardas do MFA.
Talvez por isso, os salazaristas vão voltando ao poder enquanto
o fascismo regressa de mansinho perante a amnésia dos que deviam ser vigilantes.

Comentários