Rendimento Social de Inserção

Volvidos cerca de 8 anos, finalmente o "Rendimento Mínimo Garantido" vai ter um maior controle com critérios de justiça e eficácia. Depois do Ps o ter implementado, à semelhança de outros países europeus, passando por um má gestão do anterior governo social democrata (mudou apenas o nome), eis que Vieira da Silva revela sensatez e sentido de estado.

Comentários

Mano 69 disse…
Cara Noémia

O Rendimento Social de Inserção é uma medida boa que no entanto tem sofrer algumas modificações, nomeadamente ao nível da fiscalização dos serviços que a promovem (Segurança Social, Câmaras, IPSS) e dos utentes do RSI. Claro que a referida fiscalização tem que não só acompanhar todo o dossier burocrático como ir ao terreno…
cparis disse…
Cara Noémia,

Achei o "rendimento minimo garantido" a pior medida que podia ter sido tomada.... dizer que foi ineficaz por causa do governo PSD é tapar o sol com peneira... já tinham passados 5 anos de RMG cujo maior defeito começou no nome "GARANTIDO".....

Quanto ao novo esquema, não o conheço... espero que funcione, o que duvido num país onde é tão fácil falsificar dados....

Como exemplo, veja a facilidade com que se recebe abonos de família de "filhos" que nunca chegaram a nascer....
Anónimo disse…
Caro Mano69,

Concordo plenamente consigo. No entanto permita-me acrescentar que para fiscalizar, tratar de toda a parte burocrática e ir ao terreno será necessário que as entidades competentes disponiblizem recursos humanos entre outros, pois nos serviços por vezes não existem técnicos suficientes para dar resposta com a eficácia desejável. Caberá ao ministro ter em conta, também, este aspecto pois é muito difícil fazer "omeletes sem ovos".
Anónimo disse…
Caro cparis,

A medida é inovadora e tem retirado muitos cidadãos da exclusão social em toda a Europa! A verdade é que o PS a implementou mas não teve tempo suficiente para dar continuidade a esse trabalho. O governo social democrata teve mais tempo a "acompanhar" o RSI e mesmo assim não soube controlar a atribuição do benefício, permitindo a fraude. Agora com o cruzamento de dados entre as várias entidades será mais difícil a falsificação...vamos acreditar ou dar um voto de confiança a este novo governo!
cparis disse…
oh noémia, o cruzamento de dados só funciona se estes (os dados) forem verdadeiros....

se quiser perceber melhor o que eu digo, faça-me um favor: vá à conservatória, diga que a sua filha teve um filho em casa e quer registá-lo.... veja a facilidade com que se têem filhos neste país.... sabendo nós que estes RMG depois levam em conta o agregado familiar do mesmo.... já vai ver o que se passa por este país fora....
Mano 69 disse…
Cara Noémia
Quanto aos recursos humanos, técnicos, não serem suficientes isso não me parece verdade. O que falta é organização dos mesmos.
Anónimo disse…
cparis,

Não duvido. Há um trabalho de sensibilização para os deveres de cidadania, muito mas muito grande a fazer, junto de todos. Mas já agora o que propõe para atenuar o comportamento de que me fala?
Anónimo disse…
mano69,

Organização dos mesmos... faça uma visita a serviços estatais e veja com os seus próprios olhos. E não falo só de recursos humanos mas também de recursos ao nível de equipamentos e instrumentos de trabalho tais como: canetas, cadeiras, computadores, ajudas de custo para serviço externo, entre outros... e mesmo assim com estes factores que poderão ser perturbadores, muitos técnicos fazem o seu trabalho com eficácia. Quando for fazer a visita, diga qualquer coisa.
cparis disse…
Cara Noémia,

O que proponho é simples: que haja fiscalização a agir sem ser sob denúncia.

E uma justiça eficaz (séria e célere) que nenhum Governo foi capaz de fazer.
Anónimo disse…
best regards, nice info » »
Anónimo disse…
Bem, que caça às bruxas contra quem está no limiar da pobreza!!
Que bom ver este espírito "activo" português que se preocupa com mesquinhices e deixa os grandes/ricos acima de qualquer tentativa de fiscalização, aí é que as boas ideias poderiam ser mais vantajosas...Aliás, se estiverem bem informados, não sei como existem pessoas que afirmam que esse subsídio irrisório é dissuasor do emprego, façam as contas e não actuem com o rei na barriga!! No melhor, poderá ser dissuasor do sucídio....
Infelizmente quem está mesmo enrascado neste país, não tem ajuda nenhuma!! Este rendimento só visa ajudar os indigentes, fala a experiência própria! Bastou-me ter que deixar Lisboa e ter que ir viver para uma aldeia, hospedada pelos pais para me ser recusada qq ajuda. Pois, pois, estamos num país que fomenta o abcesso dos falsos recibos verdes e a precariedade, em que os jovens não têm ajuda efectiva para nada e pronto, mais vale viver na rua ou suicidar-se, talvez... Espero que as vossas vidas nunca dêem uma volta de 180ºgraus!!
Anónimo disse…
Pois eu tenho casos mesmo ao meu lado e no prédio em quevivo em que só existem falcatruas seguidas umas atrás das outras, recebem rendimentos mínimos, recebem abonos e pensões e mesmo assim trbalham todos por fora e cladestinamente, ou seja, sem descontos à SS e pagamentos de impostos, para que não percam essas regalias do estado. No entanto pagam 6 euros de renda devido às mesmas falcatruas. Denunciei o caso à SS de setúbal e nada fizeram, pois a fiscalização é pedir um papel na SS em como n têm descontos, Um papel nas finanças em como não fizeram irs, e dpeois preencher uns papeis, no qual perguntam se trbalham. ora façam-me um favor. Resultado entra numa casa mais de 500 contos e eu ando aqui desempregada devido aos cortes orçamentais com uma filha bébé para criar, e o unico ganha pão é o meu marido. se perde ele o emprego passamos fome e a mim ninguem dá nada a não ser um abono que nem para um pacote de fraldas dá.É este o nosso País e a justiça social dos nossos governantes, que punem a quem cumpre, tenham vergonha!!!!!
Helena MIguel
MOita

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides