A cruzada do Público

O Público de hoje parece ter sido escrito pela Conferência Episcopal. Do «Editorial» à estimável crónica de Vasco Pulido Valente, de Constança Cunha e Sá a António Marujo, é um mar de água benta, em prosa, com cheiro a incenso.

Fracassado o proselitismo evangélico de Bush, aparece agora, numa aparente coincidência, uma onda de proselitismo católico a rivalizar com a demente missionação do mundo islâmico.

Quando o sectarismo religioso está na origem de confrontos sangrentos e actos de terrorismo, mandava o bom-senso que o aprofundamento da laicidade do Estado e a sua defesa pela comunicação social dos países democráticos, servissem de vacina à insensata tentativa de submissão a uma verdade única, a livros únicos da fé e às imposições do clero.

Portugal, que não teve Reforma, partilhou com a Espanha o entusiasmo na violência da Contra-Reforma. O Público de hoje parece a voz da Igreja católica, saída das paróquias rurais, num ataque ao laicismo e na defesa descabelada do que não esteve nem está em risco - a comemoração do Natal cristão.

Pelo contrário, é a laicidade do Estado que tem sido posta em causa, não faltando bispos nas inaugurações, nomes de santos na toponímia, autarcas de joelhos, ministros de cócoras e o primeiro-ministro a benzer-se.

Basta lembrar a tragédia das teocracias para haver contenção na promiscuidade entre as Igrejas que se julgam maioritárias e os Governos que capitulam perante o incenso e a água benta. A neutralidade do Estado é uma condição indispensável à liberdade religiosa que a todos cabe respeitar e defender.

Dos EUA à Arábia Saudita, da Polónia ao Irão, sabemos o mal que a subordinação do Estado aos interesses confessionais tem provocado. É por isso que o Público, de hoje, me surpreende e entristece.

Comentários

Anónimo disse…
Bento XVI, hoje, no Vaticano, reconheceu que o Iluminismo obrigou a ICR a reconhecer, no passado, os direitos humanos e a liberdade religiosa. Concitava os mulçulmanos a fazerem o mesmo...

Adiante,
De facto, as coisas não se passaram bem assim. O Iluminismo que, no essencial, exaltava a Razão encontrou terreno fértil nos países protestantes. Nos "terrenos" católicos foi, simplesmente, "torpedeado". Nunca a ICR foi uma adepta do Iluminismo que agora prescreve aos mulçumanos. Correcta, nesse pormenor, a asserção de Bento XVI, quando diz que a Igreja Católica foi "obrigada"...
Em Portugal, a importação destes ideais foi tardia. Chegou, para encurtar razões, com o Marquês de Pombal. Terá sucumbido com a sua queda em desgraça. A prosa de hoje do Público - quase 3 séculos depois -mostra como é dificil chegar ao futuro montado nos cavalos da Igreja. Que fazem que andam, mas não andam...

Somos um País difícil. Exportamos pouco e importamos mal e a más horas...
Isto aplica-se tanto às mercadorias como às ideias.
Anónimo disse…
Caro Carlos Esperança
Esta época para si não deve ser fácil. É tudo a falar do mesmo. Está a remar contra a maré instituida e acredita que a pode mudar. Louvo-lhe o esforço.
Desejo-lhe um Bom Natal
Anónimo disse…
Tertuliano:

Esta época só é má para mim porque me excedo nos hidratos de carbono.

A minha cultura é judaico-cristã, como a da maioria dos portugueses, e tenho saudades dos presépios da minha infância.

Tenho em casa uma cabeça de Cristo, de um artista maconde, que guardo com carinho.

Não confunda isto com a minha descrença e uma luta cívica para que as religiões se não apropriem do espaço público de forma permanente e definitiva.

Bato-me (no campo das ideias) para que o cristianismo tenha direito a ser praticado no mundo islâmico.

O respeito por todas as crenças e o direito a combatê-las (pela palavra) é apanágio da tolerância herdada do iluminismo.

Tenha um feliz Natal, que já se comemorava muitos séculos antes do nascimento de Cristo, com outros nomes.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides