Mensagens populares deste blogue
Divagando sobre barretes e 'experiências'…
Por
e-pá!
-
Um dos homens que em Portugal sabe desta ‘poda’ (financeira), isto é, das suas ' maningâncias ' assente num saber camoniano (de 'experiência feito') é João Rendeiro (de sua graça) que resolveu produzir sobre o ‘caso GES/BES’, em desenvolvimento, algumas afirmações deveras preocupantes. Trata-se de um expert que sendo, neste momento, um dos principais arguidos no processo BPP ostenta publicamente o ‘ savoire faire ’ relativo a estas coisas e é tido pelos ‘ mercados ’ como um analista qualificado (que terá apreendido com o ‘desastre BPP’). Este ex-banqueiro (actualmente está inibido de exercer essa ‘profissão’) que virou comentador económico-financeiro na blogosfera ( link ; link ) admite que o impacto na economia gerado pela ‘crise GES/BES e associados’ poderá ser quantificado numa queda do PIB que atingirá 7,6% link . Até aqui as preocupações políticas (do Governo e dos partidos) têm-se centrado sobre quem vai pagar a falência do Grupo (BES incluído) e as c...
26 de agosto – efemérides
Por
Carlos Esperança
-
1789 – A Assembleia Constituinte francesa aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. (Fizeram mais os deputados franceses num só dia do que todos os clérigos desde que o deus de cada um deles criou o Mundo). 1931 – Tentativa de golpe de Estado em Portugal contra a ditadura. (Há azares que se pagam durante duas gerações. Este levou quase 43 anos a reparar). 2004 – O Supremo Tribunal do Chile retirou a imunidade ao antigo ditador Augusto Pinochet. (Vale mais tarde do que nunca).
Comentários
Agora, invadir o Iraque à procura de petróleo a coberto de derrubar o Regime, instalar um circo multinacional (!!??) causar irreparáveis danos, etc.,uma mancha que fica em 2006.
Que 2007, traga a saída do poder de todos os anões da política Mundial.
A questão não se resume, nem se circunscreve, a um conflito entre o Irão e Iraque.
Não é uma questão entre sunitas e xiitas, em disputa pela hegemonia regional.
Não há lugar para saldar contas antigas, para vinganças, ... para prosseguir a violência.
O problema, no que diz respeito ao Médio Oriente, é global.
Envolve, portanto, o Iraque, o Irão, a Palestina, Israel, Jordânia, Síria e Turquia. E, obviamente, os "invasores" (a tal "coligação ocidental"), com especial destaque para os EUA e a Grã-Bretanha.
Foi para esta situação que Bush e Blair "empurraram" o Mundo. Agora tentam evitar (contornar) uma solução necessária, inadiável, justa e equilibrada para esta região do Mundo. De facto, para esta dificil tarefa, já perderam o protagonismo político que no passado disfrutaram e desbarataram.
Toda a concertação de interesses e políticas nesta conturbada região necessita da comunidade internaconal e, obviamente, do orgão que coordena a comunidade internacional - a ONU.
Na cabeça de Bush ainda reinam os pensamentos belicistas. Washington ainda tem arremedos visionários e no discurso oficial passou o fim do ano a trabalhar para a... "vitória". Isto só significa mais violências, mais mortes, mais do mesmo...
Acreditar na solução gizada no rancho onde Bush passou a quadra natalícia, isto é, o envio me mais tropas para o Iraque, é, em termos políticos, o mesmo que acreditar no Pai Natal.
A saída honrosa que lhe resta já não tem nada a ver com o Iraque, onde a guerra civil campea ou, se quisermos, o caos político-religioso está instalado, mas trabalhar para uma paz global na região. Não uma "pax americana" mas soluções concertadas e aceites pelos países da região, pelos intervenientes directos, adoptadas no seio da ONU.
Não tenhamos dúvidas que o laço que garrotou Saddam quebrou, também, as pretensões estratégicas hegemónicas (politicas, militares e económicas) que alimentaram a aventura americana no Médio Oriente.
Dado este contexto o ano de 2007 será, na minha opinião, difícil para o Mundo. Todavia, a América não paga as despesas sozinha e alguma coisa vai sobrar para a Europa.
O que, em última análise, poderá significar que também poderemos ser atingidos...
hermes belt
supreme clothing
yeezy boost 350
adidas nmd
michael kors outlet
longchamp bags
lebron shoes
nike air max 2018
adidas tubular