Ramalho Eanes referiu como trágica a descolonização em que «milhares de pessoas foram obrigadas a partir para um país que não era o seu». Tem razão o ex-PR cujo papel importante na democracia e o silêncio o agigantou depois da infeliz aventura por interposta esposa na criação do PRD e da adesão à Opus Dei, sempre por intermédio da devota e reacionaríssima consorte, que devolveu o agnóstico ao redil da Igreja. Eanes distinguiu-se no 25 de novembro, como Dinis de Almeida no 11 de março, ambos em obediência à cadeia de comando: Costa Gomes/Conselho da Revolução . Foi sob as ordens de Costa Gomes e de Vasco Lourenço, então governador militar de Lisboa, que, nesse dia, comandou no terreno as tropas da RML. Mereceu, por isso, ser candidato a PR indigitado pelo grupo dos 9 e apoiado pelo PS que, bem ou mal, foi o partido que promoveu a manifestação da Fonte Luminosa, atrás da qual se esconderam o PSD e o CDS. Foi nele que votei contra o patibular candidato do PSD/CDS, o general Soares...
Comentários
Venho a este blog porque fui prontamente informado por pessoas amigas que amiude o frequentam, de que acabava de fazer um comentário jocoso à minha candidatura (tenha cuidado, que hoje em dia este tipo de comentários são perigosos e pidescos). Adiante...
Pelo seu "ilustre" entender, eu, cidadão livre e com as minhas obrigações efectuadas, não tenho o direito e exercer cargos na vida politica activa! (Grande democrata que o senhor me saiu)
Diga-me, de onde é que o senhor me conhece, ou em que situação privámos??? Como pode à partida fazer este tipo de alusões à minha pessoa, sem sequer saber quem eu sou! Olhe que ter uma opinião só porque "se ouviu dizer que" tem um nome sabia? "O PSD anda mal mas não se sabia até que ponto" ... é verdade, o PSD está a passar uma crise de liderança, coisa que, aliás, o seu PS também, por várias vezes, passou! mas enfim... Talvez não saiba, mas em democracia as coisas são mesmo assim!!!
Enfim... que lhe posso dizer mais, senão que um dia, quem sabe, ter a ilustre oportunidade de prosear com vossa excelência à mesa de uma café, para depois, aí sim, podermos facilmente tirar ilações um do outro, no entanto, acredito que não o queira fazer, pois é bem mais mais cómodo lançar farpas e depois assobiar para o ar...
Passe bem!
Jorge Castanheira Barros
Quem são, não sei...
Num estado de direito e até prova em contrario, CE pode encarar o referido comentário como uma brincadeira de um qualquer anonimo desta praça.
Tal hipótese não será dificil de aceitar se tivermos em conta o cuidado e a elevação que normalmente um causidico imprime na sua escrita e que não acontece no referido texto.
Tem, assim, todo o direito a candidatar-se a todos os cargos para que se julgue competente, ninguém lho contesta.
Já o facto de não se saber "quem eu sou", tem politicamente um grande significado, em termos de opinião pública.
Mais ainda do que isso, considerar que o boneco vazio, em que o PSD se tornou como partido, "está a passar uma crise de liderança", é um diagnóstico fatal. Porque a doença dele é outra, e também isso diz respeito à opinião pública.
É, mesmo assim, de aplaudir o voluntarismo de Castanheira Barros, cada um acredita no que quer. Embora a natureza tropeçante do seu discurso escrito não seja propriamente um bom prenúncio, e muito menos um crédito do candidato.
O qual não pode desconhecer que, ao sê-lo, se transforma numa figura pública. Sujeita, por isso mesmo, ao escrutínio da opinião dos outros cidadãos.
Um escrutínio negativo afecta-nos o ego, naturalmente. E tanto mais quanto nós o tivermos inflacionado. Mas é um escrutínio lícito! Não há nele nada de pidesco, como sabe muito bem quem conheceu a Pide, e como nunca saberá quem a não conheceu.
Quem nos dera a nós, Castanheira Barros, que a "crise" do PSD fosse de "liderança", e se resolvesse com voluntarismo. Infelizmente é de seriedade, e essa fazia-nos muita falta.
Os factos comprovam-no; basta pensar um pouco; não acham ?.
Força Castanheira Barros, vá em frente e mande os "xoxalistas" bugiar.
Conheço pessoas aqui que comentam como Anónimos, respeitando porém a forma porque o fazem, mas não acho plausível que todos os comentários sejam seus ou que todos tenham os mesmos problemas de identificação.
Acho uma pena que a qualidade deste Blog não seja correspondida com a frontalidade da identificação dos seus habituais visitantes.
(Sobre Castanheira Barros)
Apoios de "figuras proeminentes do partido" ainda não tem, confessou, dizendo que "só depois de apresentar as ideias da candidatura fará contactos". Ontem, no número 77 da Avenida da República, numa sala preparada para a conferência de imprensa, Castanheira Barros contou com a presença de 13 apoiantes "das bases", segundo disse.
Sendo eu de Coimbra e embora não sendo do PSD, acho bem que apareçam outras candidaturas de Coimbra. A democracia é isso mesmo.
Dr. CB vá em frente e que não lhe falte o ânimo e a capacidade para aguentar as críticas, aquelas que dóiem, que lhe esperam. Boa sorte.
Acho uma pena que a qualidade deste Blog não seja correspondida com a frontalidade da identificação dos seus habituais visitantes.
_____________________________
Eis aqui as razóes tornadas públicas por Manuel Alegre...no partido socialista e não só, há medo, podem crer.
Como é OBVIO não se trata do Advogado Castanheira Barros
Vocês nao tem mesmo mais nada que fazer, nao?
Conheço o Advogado pessoalmente e nunca faria tal comentario.. aprendam com os discursos dele.. e reparem que nunca, mas nunca daria tal resposta! Pois trata-se de uma pessoa respeitada e acredito plenamente no que acredita! Confio em si Castanheira Barros
Poderão colher as ideias-força da minha candidatura à Presidência do PSD em www.castanhreira.net .
Escrevo este texto antes mesmo de ler todos os comentários pois não sei se conseguirei tempo disponível para o fazer .
Burlões não faltam por aí .
Se quiserem conhecer alguns é só irem, por exemplo, à Cadeia Penitenciária de Coimbra .
Castanheira Barros