Justiça - Condenado cardeal de Madrid

Cardeal Rouco Varela*

O arcebispado de Madrid foi condenado pelo Supremo Tribunal por não vigiar, como era sua obrigação, um padre que veio a ser condenado a dois anos de prisão por abuso sexual de menores.

O cardeal Rouco Varela era o responsável da vigararia de que o padre era secretário e o local onde cometeu abusos sexuais continuados na pessoa de uma criança.

O tribunal deu como provada a responsabilidade civil do cardeal, que tentou abafar o caso, sendo transferidas e objecto de represálias as catequistas que denunciaram os crimes.

A indemnização de 30 mil euros fixada à rica arquidiocese de Madrid é insignificante, mas o austero cardeal, denodado defensor da moral e instigador das manifestações contra os casamentos homossexuais, fica com uma pesada nódoa a escorrer na sotaina e com a reputação manchada.

O antigo presidente da Conferência Episcopal Espanhola que abraçou o combate político e se colocou ao lado do PP na luta contra o PSOE nunca mais fará esquecer o encobrimento de crimes a que se prestou e as represálias que permitiu ou exerceu contra quem os denunciou.

O mediático cardeal, um dos mais conservadores e influentes prelados espanhóis, sofreu um rude golpe na sua reputação e a Igreja católica uma humilhação sem precedentes num país onde era hábito ficar impune.

Fonte: Ricardo Alves

* Cardeal Antonio Maria Rouco Varela -- Arcebispo de Madri , foi Presidente da Conferência Episcopal Espanhola. É titular do Conselho para o Estudo dos Problemas Organizativos e Econômicos da Santa Sé.

Comentários

Anónimo disse…
Um exemplo (a pena) porque revela que as altas hierarquias devem "perceber" se há desvios ou não, na caminhada dos Sacerdotes, e eles próprios não as terem.
Um exemplo para a sociedade civil.
Anónimo disse…
Beba um chazinho para acalmar esse ódio!
Anónimo disse…
Sem ter o intuito de resposta, sei das virtualidades de todos os chás (gosto de ler, tudo); o Senhor sabe-as?.
Ódio (resposta), não fui educado para o ter, apesar do sofrimento de alguns familiares meus nas masmorras da PIDE o tiveram, e das dificuldades da Vida que todos nós atravessamos actualmente face às mentiras de Guterres, Durão, Santana, e Sócrates. Se o senhor sabe o que isso é e gosta dele, 1º-Chá verde para "limpeza geral"; 2º-
Chá de laranjeira, ou até de camomila, para melhorar, para a seguir quando mais calmo, puder com calmo e olhando as pessoas pela sua diferença beber um copo de tinto durante uma Democrática conversa.
Acredite numa coisa, não me desgasta, não me agasta, e nem me provoca (não acredito sinceramente que seja essa a sua nobre intenção) com os seus "comentários"; admito-os ...
Anónimo disse…
O seminário é lixado, transforma as pessoas, num e noutro sentido.

Uns, ficam com um ódio figadal à igreja...deve ser o caso de CE, daí tantos posts sobre a matéria.

É preciso caír na real, os padres são homens, daí o seu comportamento, às vezes duvidoso.
Anónimo disse…
Ainda gostava que CE explicasse o título da posta (das ligações constantes da mesma nada resulta quanto a uma condenação individual).
Postas à "24 horas" ou "Correio da Manhã"?
Já agora, o * não deveria ter sido escrito em Português de Portugal? (Não tenho nada contra o PT-BR,no Brasil, mas num berloque nacional Madri e Econômicos fazem-me umas certas comichões...)
Anónimo disse…
Desculpe qlqr coisinha... disse...

Resposta:

1 - O comportamento do cardeal foi censurado pelo tribunal;

2 - O português do Brasil (que resolvi não alterar) encontra-se na ligação do título, mas o seu argumento é, neste caso, aceitável.
Anónimo disse…
Censurado = condenado?!?
Anónimo disse…
La COPE silencia la condena al Arzobispado de Madrid

ELPLURAL.COM

La emisora de los obispos no dio ayer ninguna información sobre la condena del Supremo al Arzobispado de Madrid, a cuyo frente está Antonio María Rouco Varela, por un caso de pederastia cometido por un cura en la sede de la vicaría de Aluche. El tribunal consideró que las autoridades eclesiásticas de Madrid habían cumplido con su labor de vigilancia y control de los sacerdotes de su diócesis. Sin embargo, esta sentencia no es noticia para la COPE, que ayer por la tarde repitió hasta el hartazgo las críticas del portavoz de la conferencia episcopal, Juan Antonio Martínez Camino, al nuevo ministro de Sanidad, Bernart Soria, a quien presentó casi como un "peligro para la sociedad".
e-pá! disse…
O problema é que estes casos de abuso sexual de menores têm-se resolvido, no que diz respeito à ICAR, com indemnizações.
Veja-se os recentes exemplos de padres católicos nos EUA.
Aliás, neste último País a situação parece-me preocupante e recidivante.
De facto, ..." Em Fevereiro de 2004, um relatório encomendado pela própria igreja concluiu que mais de 4.000 padres católicos nos Estados Unidos tinham sido acusados de cometer abuso sexual nos últimos 50 anos.”

Pergunta:
Será assim para todos?
ou
continuarão a existir privilégios para alguns?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides