O bispo dos Açores entende que o celibato sacerdotal não é algo irreversível na Igreja Católica, apesar da sua longa tradição, e pode mesmo acabar nos próximos anos.
*
Parece inevitável a interrupção voluntária do celibato eclesiástico.
Comentários
Anónimo disse…
O celibato eclesiástico tem realmente larga tradição. Mas é só tradição, e nenhuma correspondência com a realidade dos factos comezinhos. Essa diz que, por trás dum padre são de corpo e escorreito de espírito, há uma mulher. Se for só uma é de aplaudir. Fora com a concorrência desleal!
Anónimo disse…
Enquanto a Igreja continuar a ser dirigida por gerontes celibatarios,não é de esperar uma mudança quanto ao celibato.Isto só acontecerá quando os fieis forem tão poucos que não consigam pagar as despesas dos seus milhares de dirigentes(Vaticano, Bispos ,Padres,Frades ,freiras, etc)
«Agora, com pena o digo, não tenho qualquer dúvida que [Marcelo Rebelo de Sousa] vai ficar na História como o pior presidente de todos». (Lida no blogue Causa Nossa, Vital Moreira)
Ramalho Eanes referiu como trágica a descolonização em que «milhares de pessoas foram obrigadas a partir para um país que não era o seu». Tem razão o ex-PR cujo papel importante na democracia e o silêncio o agigantou depois da infeliz aventura por interposta esposa na criação do PRD e da adesão à Opus Dei, sempre por intermédio da devota e reacionaríssima consorte, que devolveu o agnóstico ao redil da Igreja. Eanes distinguiu-se no 25 de novembro, como Dinis de Almeida no 11 de março, ambos em obediência à cadeia de comando: Costa Gomes/Conselho da Revolução . Foi sob as ordens de Costa Gomes e de Vasco Lourenço, então governador militar de Lisboa, que, nesse dia, comandou no terreno as tropas da RML. Mereceu, por isso, ser candidato a PR indigitado pelo grupo dos 9 e apoiado pelo PS que, bem ou mal, foi o partido que promoveu a manifestação da Fonte Luminosa, atrás da qual se esconderam o PSD e o CDS. Foi nele que votei contra o patibular candidato do PSD/CDS, o general Soares...
Comentários
Essa diz que, por trás dum padre são de corpo e escorreito de espírito, há uma mulher.
Se for só uma é de aplaudir. Fora com a concorrência desleal!